Header Ads

[Review] Street Fighters 30th Anniversary Collection

Edição especial de 30 anos traz de volta o melhor de Street Fighter com jogabilidade online aos clássicos.


Juntar os clássicos jogos 2D icônicos de Street Fighter com uma pitada de jogatina online foi uma das melhores coisas que a Capcom já fez.

Ao invés de colocar os crossovers de Marvel versus Capcom, temos aqui 12 jogos da franquia principal e Alpha de Street Fighter, em suas 12 melhores versões, para deleite dos fãs. Com uma história de 30 anos de sucesso, e grandes mudanças, seja na jogabilidade ou no gráfico dos personagens, a franquia continua a surpreender, mesmo quando revisita seus primeiros jogos.

Enquanto em 2017 tivemos Ultra Street Fighter 2 exclusivamente pra Nintendo Switch, 2018 nos agraciou com esta comemoração em grande estilo, e agora os jogos foram preparados para a geração atual, tendo a opção de fazer campeonatos online, ou mesmo jogando com imagens bonitas e não esticadas, como a maioria das coletâneas faz.

Um trabalho digno dos fãs, merecedor do título de Edição Especial, e um tiro certeiro, com certeza temos muitos pontos positivos, e provavelmente uma garantia que Street Fighter ainda tem muito gás pra aguentar mais 30 anos (se continuar melhorando sem perder a essência).


O que há de novo?

Quando Street Fighter 5 saiu, o serviço de central online de jogadores foi um formato de serviço muito agradável, e que chamou atenção. Esta sensação retorna ao ligar este jogo também, junto da nostalgia de ver antigos logos dos jogos clássicos, o que já dá um certo arrepio na galera que viveu o início desta história.

Bom, são 12 jogos, porém, se for descartar o fato de Street Fighter 2 e 3 terem várias versões, que acrescentavam um ou outro personagem e alguma pequena melhoria/mudança, temos aqui 6 jogos (Street Fighter 1, 2, 3, Alpha 1, Alpha 2, Alpha 3), e cada versão poderia ser considerada o que após a era dos 128 bits (Playstation 2, Dreamcast, etc) foi chamado de "DLC". Ainda assim, a qualidade e carinho que foram colocados aqui realmente surpreende.


Modo Online e Arcade

O modo online com certeza é o grande destaque da vez, pois remete muito à velha visita aos fliperamas ou casa de amiguinhos para jogar um contra o outro, na mesma medida de emoção, com opções que simulam os dois tipos de jogo. Na sinceridade, podemos ter certeza que este é o modo que mais vai animar a maior parte dos fãs de jogos de luta, pois traz algo que há tempos foi sumindo, e muita gente acabava tendo que usar o "jeitinho brasileiro" (emuladores) para poder aproveitar.Com certeza é uma belíssima oportunidade dos jogadores desta era de Street Fighter 3D terem o gostinho do jogo Old School dos bons e velhos clássicos.

Falando do modo Arcade Online, que lhe permite simular um fliperama na tela, assim como era nas décadas de 80 e 90, em que você joga em uma máquina, mas a qualquer momento pode aparecer outro jogador, colocar sua ficha e entrar no seu jogo para te desafiar ou ser desafiado. Temos essa experiência offline/online, e de ambas as formas, você pode estar jogando e de repente alguém pode surgir, mas, é possível configurar a frequência em que você quiser ser desafiado, o que também ajuda a não te descabelar.

Se você gosta de se destacar ou mesmo ter alguns grandes desafios e ser reconhecido, tem também a Partida Classificada, com ranking mundial, que já está bem competitivo desde o minuto em que o jogo foi lançado.

Se você não curte tanto uma competitividade acirrada, só quer passar o tempo e relembrar o passado,  existem as partidas casuais, perfeitas para aqueles que jogaram um jogo da franquia e só querem relembrar. Nelas, você escolhe um dos quatro com modo online (SF2, Super SF2 Turbo, SF3: 3RD Strike e SF Alpha 3).

Salas criadas para amigos, fazer mini torneios ou apenas se desafiar aleatoriamente, são possíveis também. Há suporte até quatro pessoas em uma sala, e nesse modo é possível selecionar os quatro jogos com modo online para serem jogados de forma diversificada entre os participantes. Offline, dá para jogar multiplayer em todos, menos no primeiro Street Fighter. São suportados também vários tipos de controle, como os enormes joysticks estilo fliperama, que são vistos em campeonatos, assim como o controle comum, então, dá pra agradar o gosto de todo tipo de jogador


Gráficos antigos

Como é uma coletânea de jogos antigos, da época das TVs de tubo, existe uma simulação de estilo de máquina que você pretende jogar. Você pode escolher entre um filtro de tela de TV antiga, fliperama, modo widescreen (estica a tela e preenche completamente as TV's e monitores atuais, mas, não fica tão bonito) e artes laterais de fliperama, pra preencher os cantos e dar aquele clima oldschoool (quem se lembra de jogar Pokemon de Gameboy com o GamePak de Nintendo 64 em Pokemon Stadium?).

Lógico que não poderia faltar o Museu do jogo, em que você pode conferir a história da franquia, com textos, imagens, sons de cada época, e tem a opção de ler tudo em português, como uma boa e velha revista de games, cheia de detalhes nostálgicos.

Pontos positivos
- Muitas opções de jogatina tanto online quanto offline
- Escolha de filtros gráficos
- Jogabilidade fiel
- Mantém a essência dos clássicos

Pontos Negativos

- Imagem Widescreen "esticada" (modo Widescreen desconfortável)
- Não dá pra fazer jogatina Cross-Platform (PS4 versus Xbox versus PC versus Switch)

Nota: 9,0

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.