Header Ads

[Review] Mario Strikers: Battle League Football é uma divertida batalha esportiva

 Mesmo quem não curte futebol, pode acabar gostando de jogar com o Mario!

Em 2022, recebemos uma surpresa inesperada: um jogo novo do Mario de futebol, que consegue ser divertido até pra quem não curte o esporte. 

Em Mario Strikers Battle League Football, você monta seu time baseado nos personagens mais amados da cartela de protagonistas de Super Mario, e utiliza de superpoderes e habilidades diferentes de um jogador para o outro, podendo customizar uniformes com as moedas internas, que você ganha em partidas que participa.

O design é bem interessante, remetendo ao antigo Super Mario Strikers de GameCube e Mario Strikers Charged de Nintendo Wii, com cutscenes bem bonitas, lembrando estéticas de sketches de quadrinhos alternativos, trilha sonora agitada e empolgante, e jogabilidade que evolui gradualmente.



O jogo possui algumas modalidades, como o treino (aonde você aproveita para aprimorar suas habilidades com o controle), jogo livre (podendo desafiar seus amigos de modo local), a Copa (aonde vale usar toda a sua habilidade, seja em dupla ou sozinho), e até mesmo o Clube, aonde você precisa de assinatura da Nintendo Online para participar, que te permite jogatinas online com muita gente mundo afora, e mais pontos e troféus, para poder platinar o jogo.



Assim como na maioria dos spinoffs de Super Mario, estão unidos fatores fortes da franquia, como os perosnagens serem bem caricatos em seus atos e histórias, enquanto mantém uma competição acirrada do início ao fim.

Controles bem fluidos, e de fácil entendimento, fazem com que o jogador não fique muito frustrado, apesar de alguns comandos serem difíceis de se acostumar no início. A inteligência artificial, mesmo de modo mais fácil, tem certo nível de desafio, que faz o jogador precisar pensar rápido, e ter reflexos velozes de decisão.


Você tem poder de compra de equipamentos que podem aumentar uma habilidade e diminuir outra, dependendo do seu objetivo (e dinheiro interno acumulado). É aqui que o jogador precisa saber seus limites, e usar de boa estratégia, para poder vencer. Capacetes, armaduras, sapatos diferenciados, dentre outros power ups, podem te ajudar (ou atrapalhar), dependendod e como você usa, após comprar. Há uma variedade pequena, mas, considerável no quesito melhoria, para modificar sua jogabilidade dentro de campo.

A experiência que temos é bem ao estilo de Arcade, sem muita história, é indo direto ao ponto, sem medo. Chutes fortes, magias, power ups clássicos da franquia, voadoras, podem ser utilizados, sem ninguém ser expulso por isso, diferente de uma partida comum de futebol. Além dos personagens (e do time), você também escolhe a sua metade do campo, com designs belíssimos que remetem à fases clássicas dos jogos.

As investidas são intrigantes. Se você carrega o perosnagem pra ele dar um chute forte no adversário, e for perto da parede, você pode jogar ele pra fora, e ele tomar uum choque, retardando um pouco seus movimentos, podendo assim, roubar a bola do amiguinho.

A experiência acaba sendo imprevisível, já que os power ups podem aumentar velocidade temporariamente paralizar todos em campo, dentre outras coisas possíveis.

A parte técnica do jogo flui com perfeição, não há nada a reclamar aqui. O jogo está em FullHD a 60fps, o que acaba agradando bastante os olhos do jogador. No modo portátil apenas que, por ser tela menor, acaba sendo difícil entender o que está acontecendo, de tanto estímulo visual ao mesmo tempo. A melhor forma de jogar acaba sendo na televisão mesmo, para conseguir observar cada detalhe.

O chute especial tem um pequeno porém: Para ativá-lo, você deverá pegar um orb no campo, depois carregar um chute no máximo e aí acertar a parte azul da sua barra de habilidade duas vezes e ainda esperar alguns segundos preciosos para ser ativado. No final, você adepende da boa vontade do seu oponente pra dar certo.

Como há apenas 10 personagens, os Koopa-Troopas ficaram de fora, assim como Goombas e até os filhos do Bowser. Quem sabe em alguma futura atualização, não vejamos algo deles?

Infelizmente, a escolha de campo é apenas estética, não faz diferença alguma no jogo, diferente de um Mario Kart, aonde as pistas são bem diferentes. Limita bastante, por ser um jogo de estilo único, dentro de um campo quadrado, e o preço é bem salgado para os bolsos brasileiros (300 reais), mas, para fãs do gÊnero, e fãs da franquia Super Mario, acaba sendo um jogo divertido, com replay infinito, já que cada partida é única, e tudo pode acontecer!

Para um jogo que esteve em hiato desde 2007, e só em 2022 teve uma nova sequência, temos um prato cheio de diversão neste novo jogo. É um grande thumbs up para a Next Level Games, que está de parabéns pelo trabalho para a Nintendo!

Leva Nota 8,0 pela qualidade exuberante!

Ficha Técnica - Mario Strikers Battle League

Data de lançamento: 10 de junho de 2022
Plataforma: Nintendo Switch
Gênero: Esporte
Modos de jogo: Modo TV, Modo semiportátil, Modo portátil
Tamanho: 3 GB

As imagens dessa matéria foram produzidas com prints do jogo.
Este Review foi produzido a partir de chave fornecida por assessoria de imprensa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.