Header Ads

Análise: Os jogos mais lucrativos de 2021 ainda estão fazendo sucesso em 2022?


No final de 2021, a Sensor Tower publicou dados sobre o consumo de games durante o ano, com listas indicativas do faturamento das franquias mais importantes e suas posições de preferência ante o público. 

Entre os jogos de maior sucesso, PUBG Mobile se destaca, faturando US$ 2,8 bilhões para a desenvolvedora, porém empatou quase tecnicamente com Honor of Kings, que também gerou US$ 2,8 bilhões para sua desenvolvedora, Tencent. 

Já o mobile Free Fire conseguiu gerar US$ 1,1 bilhão em receita para a Garena, ficando abaixo dos preferidos PUBG e Honor of Kings na lista, mas com posição consolidada entre seu público. 

Enquanto isso, o mobile da Niantic Pokémon GO, baseado nos monstrinhos de bolso da Nintendo, gerou US$ 1,2 bilhão, se mantendo na lista de títulos com maior faturamento. 


Afinal, como estes games conseguem manter um público tão fiel? 

Apresentando mundos em expansão, eventos regulares, uma infinidade de skins, objetos, missões e personagens para colecionar, a maioria das franquias de sucesso possuem em comum a portabilidade (estão presentes nas plataformas mobile) e um grande repertório de novidades aos jogadores, com enredos sem tanta profundidade, que conseguem ser facilmente compreendidos. 

Por exemplo, a franquia PUBG: BATTLEGROUNDS, considerada um fenômeno desde 2017, apresenta um padrão de jogabilidade que mantém o interesse de seu público: no game, até 100 jogadores descem de paraquedas em uma ilha remota para a batalha em um confronto onde o vencedor leva tudo. 

Portanto, para se dar bem no game, os jogadores devem encontrar e conquistar suas próprias armas, veículos e suprimentos, e derrotar todos os jogadores em um campo de batalha visualmente e taticamente rico que os força a uma zona de jogo cada vez menor.

Parece muito com todos os jogos de mundo aberto já consolidados, certo? Porém, o público consegue se identificar com alguns aspectos da ação, o que o torna cativante, assim como seus principais rivais. 

Entre os games mobile também é interessante perceber a aprovação do público aos puzzles, como Candy Crush, que juntamente com Coin Master, conseguem entreter jogadores casuais de diferentes faixas etárias. 

De acordo com a Pesquisa Games Brasil (PGB), pessoas de 20 a 24 anos são a maioria dos jogadores de games no Brasil, com 25,5% dos entrevistados nesta faixa etária. Na sequência, a PGB 2022 mostra que o hábito de jogar games é mais comum entre adolescentes de 16 a 19 anos (17,7%) e pessoas de 25 a 29 anos (13,6%). Já as pessoas entre 30 e 34 anos representam 12,9% dos jogadores no Brasil, e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público. 

No exemplo acima, podemos perceber como há jogadores de diversas idades em nosso país, o que também é uma tendência em todo o mundo, com cada vez mais pessoas optando pelos games como fonte de entretenimento. 


Como anda o mercado de games em 2022?

Com a chegada do mês de junho, são realizadas inúmeras conferências e eventos para a apresentação dos próximos títulos e novidades das franquias já existentes, o que movimenta em muito o setor, com muitos jogadores que por algum motivo deixaram os jogos de lado retomando a seus games preferidos, para acompanhar atualizações e eventos. 

Além disso, com o assunto em foco na mídia, cada vez mais pessoas também passam a procurar por informações mais detalhadas e a se tornarem consumidores de games. 

Um dos anúncios mais repercutidos e que apontam uma tendência para a próxima temporada é a chegada do serviço Xbox Game Pass em televisões Samsung, o que possibilitará um número maior de pessoas a terem acesso a grandes franquias de jogos sem precisar de um console para jogar. 

Ou seja, os televisores possuem potencial para, assim como os smartphones, se tornarem uma mídia fundamental para a difusão dos videogames, aumentando a distribuição de títulos das grandes franquias ou mesmo indies. 

Uma ferramenta que acompanha o faturamento dos principais jogos de games do mercado, disponibilizada pela NetBet (https://casino.netbet.com/br/), é atualizada em tempo real, indicando alguns dos games que estão em alta no momento. 

No gráfico, é possível perceber o crescimento nos lucros de algumas das maiores franquias de jogos eletrônicos, o que demonstra a expansão do mercado de games atual. 


Ainda é cedo para afirmar se a lista de 2021 se repetirá no término de 2022; porém, o mercado de games como um todo demonstra franco crescimento, no que algumas das franquias mais antigas conseguem manter sua posição consolidada entre o público. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.