Header Ads

[Review] SNK 40th Anniversay Collection

Se você gosta de clássicos, chegou uma coletânea especial da SNK pra você!


A Nippon Ichi Software, em parceria com a SNK, está para lançar a coletânea de 40 anos da SNK, com DLCs gratuitas, sendo reveladas aos poucos, para Nintendo Switch.

São jogos que chamaram bastante atenção, e que ficaram na memória de muita gente que viveu a época dos arcades mais antigos, e a evolução deles dentro do mundo dos games de ruas e bares pelo mundo.

Até o presente momento, foram anunciados e lançados 18 jogos para a coletânea, mas, ainda vem mais por aí, porém, ainda não foi divulgada uma lista completa.

A Música que move a vida

As trilhas sonoras se mantiveram intactas, e continuam empolgando como antes, mas, podem ser repetitivas, dependendo do jogo, para os jogadores mais jovens e que não passaram pela época dos arcades em 8bits e 16 bits.

Para os amantes de jogos retrô, principalmente das trilhas sonoras dos chips da época, que sintetizavam tecladinhos programados, o que fazia com que fosse muito difícil a criação das músicas, e com isso, acabou lançando grandes maestros e artistas ao estrelato, vale muito a pena, seja direto em um aparelho de som estéreo ou no fone de ouvido.


Jogos que marcam

Como não é apenas UM jogo, então, vou falar um pouco de cada jogo, e sua época:

Alpha Mission (1985)
Atirador em Rolagem Vertical

Aqui, os clássicos shooters (jogos de tiros de aviãozinho, como ficaram conhecidos), vistos de cima, são relembrados. Em uma missão especial, com direito a 8 armaduras de power ups. Enquanto lasers só acertavam aviões, mísseis acertavam alvos em terra. A jogabilidade se manteve igual à clássica, e você pode jogar tanto no direcional normal quanto no analógico.

Athena (1986)
Plataforma

Jogo de plataforma, com uma das mais icônicas personagens já feitas pela SNK. Aqui, visão lateral, em uma aventura divertida e fluida, e foi o primeiro jogo de plataforma da empresa. Você começa apenas usando um bikini vermelho, e vai ganhando armadura ao longo das fases, além de pular, escalar, dentre outras coisas, para chegar à novos lugares da tela.

O jogo chamou atenção porque você poderia escolher entre pegar todos os itens e conhecer todas as áreas e segredos, ou simplesmente ir chegando ao final de cada fase e terminar o jogo logo, além de poder se transportar para outras áreas. A jogabilidade também se manteve fiel ao jogo original, tanto no Nintendo Switch quanto no PS4, o que deixa o jogo gostoso de brincar.

Crystalis (1990)
RPG de Ação

Chegou a vez de dizer de um jogo para consoles que a SNK produziu com maestria, seu primeiro RPG de Ação. Por muitos anos, a SNK ficou sem produzir um novo RPG, então, ele acaba se destacando bastante por este detalhe. Você pode explorar terrar, lutar contra monstros, colecionar itens, forjar armas, ao bom e velho estilo dos RPGs clássicos. Os gráficos continuam iguaizinhos à como lançado originalmente, e a jogabilidade continua mediana como na época. Ainda vale cada minuto de jogo.

Ikari Warriors (1986)
Run & Gun

Correr e atirar, ao melhor estilo western da época, tanto no Arcade quanto nos consoles, em uma história de guerra e destruição, deixando firme a idéia de filmes como Rambo e jogos como Contra Hard Corps, em visão por cima dos personagens, em direção vertical.

Ralph Jones retorna, logo após T.N.K. III, agora fora do tanque de guerra, e agora conta com seu novo parceiro, Clark Steel (ambos acabaram reaparecendo em jogos de King of Fighters e Metal Slug). A jogabilidade foi mantida, como nos outros jogos, e dá pra sentir que o port foi feito com carinho pela equipe.

Victory Road (1986 Arcade/1988 Console)
Run & Gun

Continuação direta de Ikari Warriors, ao invés de veículos, temos armaduras novas, no lugar de soldados, temos monstros fantásticos. Na versão de console do jogo, algumas coisas foram adicionadas, inclusive abertura com história extra, pra aumentar bastante o universo do roteiro. Algumas coisas foram adaptadas pra ficar com mais cara de jogo de console mesmo, e houve downgrade na época, devido às limitações de consoles em relação aos arcades, mas, mantendo o espírito e a jogabilidade. As cores parecem melhor que na época, os sons continuam iguais, e os controles estão bem fluidos.

Ikari III - The Rescue (1989)
Run & Gun

Agora, você usa mais do pugilismo do que de armas mesmo. De vez em quando você encontra uma arma ou outra, e pode até jogar barris nos inimigos, mas, o que comanda é a porrada na mão mesmo. A versão de Arcade é linda, e com movimentos bem realísticos pra época, enquanto a versão de console foi simplificada e a jogabilidade acabou sendo drasticamente modificada. No final, temos dois jogos com um título só, com uma história rica, e muita luta pelo caminho.

Guerrilla War (1987)
Run & Gun

Bem parecido com o primeiro Ikari, ele é recheado de tanques, mas, a movimentação é mais ligeira e os sprites são maiores. No Japão, recebeu o nome Guevara, devido à semelhança com a visão de Che Guevara sobre como uma guerrilha deve funcionar. Os inimigos podem mudar seus movimentos, dependendo da ordem que você mata seus companheiros no jogo. Na versão console, com menos cores e desenhos mais simples, há o diferencial de continues ilimitados, o que facilita bastante para que o jogador consiga finalizar o jogo com mais facilidade.

Novamente, na versão de console, são adicionados novos cenários e níveis, para aumentar a jogatina, e, há um código para esta versão para desbloquear e jogar a versão de console da luta Sasuke versus Commander. Esta é a única versão de console feita para este jogo, inclusive.

Os controles se mantém firmes e a trilha sonora não teve mudanças.

P.O.W - Prisoners of War (1989)
Brawler

Aqui, um verdadeiro jogo de pancadaria, que segue os filmes de fuga de prisão, que estavam em alta na época. Você luta com socos e chutes, e em momentos raros, alguns inimigos derrubam facas e metralhadoras, para facilitar esta escapada espetacular deste campo de concentração.

Com apenas 3 botões, você dá socos, chutes, voadoras, arremessos, e uma variedade de golpes. Controles razoavelmente bons, lembra uma evolução de Double Dragon com gráficos melhores. A trilha sonora ajuda a empolgar. O port de console, diferente da versão Arcade, é para apenas um jogador, sendo que uma das coisas mais divertidas da versão arcade era poder jogar em dupla. Pelo console ter um botão a menos, para pular e chutar, você precisa apertar soco e chute ao mesmo tempo, por exemplo. Em compensação, na versão de console, você tem alguns power ups especiais, granadas, e outras armas pra te ajudar.

Os controles respondem bem, mas a trilha sonora perde um pouco o brilho, mas, mantém o clima da versão arcade no port para console.

Prehistoric Isle (1989)
Scrolling Shooter

Desta vez, um shooter que não é vertical, mas, lateral, aonde você precisa vencer dinossauros com o seu avião. Lembra bastante uma mistura de Jurassic Park (os filmes) com filmes de guerra e de exploração. Aqui, a história é sobre dois pilotos que investigam aviões que desapareceram em uma ilha cheia de dinossauros, homens das cavernas, e várias outras esquisitices (quase como se fosse no Triângulo das Bermudas). Não há muito o que ser dito, pois o jogo está 100% fiel, em jogabilidade e sons, sem tirar nem por.

Psycho Soldier (1987)
Plataforma

Athena voltou, com algumas maluquices acontecendo, porque o Selo da Escuridão foi quebrado, e agora ela tem que salvar o mundo, em dupla. Athena Asamiya volta com tudo, e continua sendo uma garota colegial, descendente da Athena original (do jogo anterior), e sua dupla, Sie Kensou, que mais tarde se juntaria ao rooster de Athena no torneio King of Fighters. Neste jogo, você pode quebrar tijolos e encontrar itens, armas e power ups.

A jogabilidade se mantém fluida, mas, pode dar uma frustração à novos jogadores, pela dificuldade que os jogos tinham antigamente, devido às limitações de época dos hardwares, o que, pra quem viveu a época, é desafiador e mais divertido. Trilha sonora mantida igual à época.

Street Smart (1989)
Luta

Primeiro jogo de luta da SNK. Escolha o homem do karatê ou o lutador de luta livre, e saia dando porrada em todo mundo nas ruas dos Estados Unidos. Os estágios tem profundidade, como se fosse um Beat Em Up, logo, você pode se movimentar pela tela, sem medo de ser feliz.

Este jogo já começou com um belo diferencial: você joga de modo cooperativo, mas, ao vencer todos os inimigos, você e seu amigo tem que lutar, pela atenção da garota!

Jogo continua empolgante como na época, mas, os controles também se mantém um pouco difíceis de início. Dependendo da proximidade, os socos e chutes podem ficar um pouco diferentes.

T.N.K III (1985)
Run & Gun

Este jogo mostra o começo do que é a SNK que conhecemos hoje em dia. Há dois tipos de tiro: os que acertam o corpo do tanque, e os que acertam o topo do tanque. Você pode andar por toda a tela, e atirar pra todos os lados. A SNK quase faliu durante a produção, então, o jogo acabou sendo um tiro no escuro, que acertou o alvo, e salvou a empresa da falência.

Os controles são bem simples, e dá algumas boas horas de diversão.

Vanguard (1981)
Scrolling Shooter, Multidirecional Shooter

Foi o jogo mais ambicioso até aquele momento que a SNK produziu. Muitas cores ao mesmo tempo, e podendo dar tiro para todas as direções, ao invés de apenas para frente, e dependendo do estágio, o jogo pode seguir pra frente ou para cima. Foi o primeiro jogo a usar 4 botões, o que acabou se tornando o padrão dos jogos de Neo Geo graças à isso.

Uma das coisas mais ambiciosas deste jogo, foi a introdução de voz para anunciar o início de cada fase. Os controles se mantiveram fluidos, e a trilha sonora simples continua igual também.

Chopper I (1988)
Vertical Shooter

Um belíssimo jogo aonde você e seu helicóptero precisam de power ups pra melhorar seu poder de fogo, e derrotar outros choppers, tanques e barcos, de modo frenético, sendo que apenas UM TIRO pode tirar tudo de você, o que deixa a dificuldade bem grande.

Este port não tem diferença alguma com a versão original, então, você sente como se estivesse jogando o próprio arcade da época.

Fantasy (1981)
Ação/Aventura

Neste jogo, você não usa nenhum botão, apenas os direcionais. Aqui, você precisa aprender a desviar dos inimigos, pois é um verdadeiro jogo de sobrevivência. Os estágios alternam entre missão de resgate e perseguição, e você encontra de tudo: canibais, piratas, soldados, animais ferozes, etc.

Por ser um jogo simples, acaba sendo mais difícil, pois você acaba sentindo a necessidade de pensar rápido, para não fazer besteira. Se manteve fiel ao original em tudo.

Munch Mobile (1983)
Racing

Aqui, você é um carro que tem vida própria, é senciente, e possui braços. Você pega comida e gasolina com os braços, enquanto tem que desviar dos perigos pela estrada, e você usa dois controles direcionais, e nenhum botão a mais. Torne-se um mestre no pensamento rápido, pois um controle dirige o carro e o outro usa os braços, e isso pode deixar qualquer mente confusa, mas, se você conseguir, o final te levará ao seu verdadeiro amor.

Controles respondem bem, e a trilha sonora é divertida, apesar de repetitiva.

Sasuke versus Commander (1980)
Gallery Shooter

Este foi um dos primeiros jogos no mundo a ter chefões. Você é Sasuke, e tem que proteger o Shogun de alguns Ninjas. É simples, divertido, e bem difícil (exceto se você pegar os padrões dos inimigos).

Time Soldiers (1983/1987)
Run & Gun

Viaje por momentos históricos para salvar seus camaradas, passando pela Era Primitiva, Era Romana, Guerras Mundiais, a Era das Guerras e o Mundo do Futuro. Jogo feito em 1983 mas lançado apenas em 1987.

Assim como outros do gênero, a dificuldade é grande, mas, a diversão é garantida. Os controles respondem bem, e a trilha sonora deixa o clima acentuado.


Dos 8 aos 16 bits

A SNK viveu e quase morreu com o Crash dos Games dos anos 80, e seus clássicos apresentados nesta coletânea foram sua garantia de continuar em pé até os dias atuais, e sem isso, jamais teríamos conhecido jogos como a série King of Fighters, e muitos outros jogos maravilhosos, que lançaram grandes artistas e personagens icônicos.

Vale a pena conferir e revisitar estes clássicos, e os próximos que estão por vir nas próximas DLCs gratuitas que virão em breve.

Não podemos esquecer que:
-Há 11 títulos em DLC chegando como adições gratuitas no dia 11 de Dezembro, sendo que a coletânea será lançada dia 13 de Novembro com 13 títulos já disponíveis.
- Além destes 11 títulos, 9 serão implementados por um Patch, enquanto dois deles, Beast Busters e SAR: Search and Rescue, estarão disponíveis num pacote gratuito na loja do jogo na Nintendo eShop on no lançamento, 11 de Dezembro.
- Haverá um patch de "Day 1" chegando já com correções de alguns erros que poderão ser encontrados, assim como potenciais situações com a funcionalidade de "rewind".
- A segunda DLC inclui Bermuda Triangle, Paddle Mania, Ozma Wars (O primeiro jogo feito pela SNK), Beast Busters, Search and Rescue e World Wars.

- Nova opção de personalizar um "Single Stick" mode para todos os jogos que precisam de dois direcionais (Ikari Warriors, Victory Road, T.N.K. III, Guerrilla War). Jogadores agora podem usar um só controle direcional para controlar ambos os movimentos e tiros simultaneamente.

- Com o modo ”Single Stick” ligado, dois jogadores podem agora jogar juntos em multiplayer usando os Joy-Cons separadamente.

- Adicionada opção de modo "Auto Fire" para todos os jogos de controle duplo - balas podem ser atiradas automaticamente na direção que o segundo direcional apontar (antes os tiros só eram dados se fosse pressionado o botão de atirar).

- Defeito corrigido que estava causando exibição errada de tamanho da tela.

- Melhorias na precisão de áudio, eliminando "pops" frequentes.

Conclusão

Tanto para nostálgicos, quanto para quem quer conhecer mais da história dos games, e como começou cada estilo de jogo, esta coletânea resgata com fidelidade os sentimentos da época.

Nota: 9,0

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.