Header Ads

[Review] – All Stars Fruit Racing (Multi) – Uma deliciosa salada de frutas

3DClouds.it produz game divertido com tema incomum





All Stars Fruit Racing é o tipo de jogo que, em um primeiro momento, chega a causar estranheza em virtude de sua temática. Será mesmo possível misturar frutas com karts sem que essa combinação se torne uma salada amarga? Pois foi exatamente isso que o estúdio italiano 3DClouds.it conseguiu em seu primeiro jogo próprio.

Indo para a feira

Ao iniciar o game logo notei que ele está totalmente em Português. Achei louvável, por parte de uma produtora de jogos indie, se preocupar em localizar o jogo para diversos idiomas. Na descrição da Steam os desenvolvedores afirmam ter disponibilizado o game em 11 idiomas como Inglês, Italiano e Chinês. 

A tela de abertura é muito colorida e mostra um cenário de corrida povoado por frutas que compõem os objetos. O modo offline apresenta seis modos de jogo: corrida personalizada, carreira, torneio rápido, time attack, torneio personalizado e uma opção de treinamento com tutoriais que mostram todas as funções do jogo. Outro detalhe interessante são as curiosidades apresentadas nas telas de loading, com informações a respeito do cultivo de frutas em diversos países.


As pistas contam com detalhes inspirados na temática principal do jogo

Jogabilidade

De início temos 10 personagens selecionáveis cada um representando uma fruta (Cheryl a cereja, Pineazooka o abacaxi e assim vai). Apesar de cada personagem possuir um kart próprio, as alterações entre eles são meramente estéticas e não influenciam na jogabilidade propriamente dita. 

A corrida segue o mantra de todo bom jogo de kart: pise no acelerador, faça drifts para ganhar velocidade e colete power-ups para ganhar algum bônus ou simplesmente tirar um adversário da disputa por alguns preciosos segundos. Esses poderes são coletados por meio de itens espalhados pela corrida. Cada item representa uma fruta, totalizando quatro reservatórios. Ao preencher um deles é possível soltar um power-up. É possível combinar até três frutas para adquirir um power-up ainda melhor. Ao encher os quatro refis o personagem pode soltar a sua habilidade especial que varia de um míssil abacaxi teleguiado a uma barbatana de tubarão em forma de melancia.


Cada personagem possui um poder exclusivo

Fora da curva

Apesar dos vários pontos positivos All Stars Fruit Racing derrapa em alguns quesitos. Uma dessas falhas está nas vozes e trejeitos dos personagens que são basicamente os mesmos. Isso até não seria um problema se a gama de vozes fosse bem variada. Pego como exemplo a risada, emitida pelo personagem do jogador, no início da corrida. Depois de ouvi-la várias vezes ela acaba se tornando extremamente irritante. Já a trilha sonora é o contraponto disso sendo muito bem executada e adequada ao jogo.

Outra coisa que estranhei foi em relação a física dos karts, que parecem leves demais e muito soltos na pista. A falta de opções de customização dos karts, que realmente influenciem nas corridas, também é um ponto falho. 


As opções de customização dos karts não afetam o gameplay

All Stars Fruit Racing é um jogo de kart muito divertido. Mesmo com algumas falhas e ausências o game cumpre com o que se propõe e entrega uma ótima corrida. É ficar de olho para ver se os desenvolvedores incrementam ainda mais a proposta em um possível All Stars Fruit Racing 2. O jogo está disponível para PC, Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One.

PS: A versão utilizada para a review foi a do Nintendo Switch. O jogo conta com um modo online mas, infelizmente, estávamos sem acesso a rede online da Nintendo até o fechamento desse texto.

Qualidades

  • Alto fator replay;
  • Grande variedade de power-ups e poderes especiais;
  • Boa quantidade de pistas e modos de jogo.

Defeitos

  • Vozes e trejeitos dos personagens padronizados; 
  • Opções de customização dos karts que não afetam o gameplay;
  • Algumas pistas apresentam trechos um pouco confusos.

All Stars Fruit Racing – Nota 7


Fábio Marcondes Pedroso, conhecido também como Fábio Laudonio, é jornalista e trabalha escrevendo para revistas científicas de engenharia. Quando não está redigindo algo divide o seu tempo entre séries do Netflix, futebol e games, não necessariamente nessa ordem. Atualmente está aprendendo a tocar violão e espera, algum dia, poder tocar uma música inteira de forma decente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.