Header Ads

[Preview] Conan Exiles (Multi) chega só em maio, mas já o considero muito

Mesmo antes do lançamento, já é possível ter uma boa ideia do que virá.



Você é um exilado, um dos milhares de guerreiros bárbaros banidos, deixados à deriva em uma área erma, permeada por terríveis tempestades de areia e cercada de inimigos por todos os lados. A garantia de sobrevivência é lutar, construir e dominar. Faminto, sedento e sozinho, sua primeira batalha é contra o ambiente hostil. O mundo de Conan não parece nada acolhedor, mas tem grande potencial para guerras e conquistas.

Quem é o Conan na fila do pão... ops, na cultura pop?


O personagem Conan teve sua primeira aparição nos quadrinhos em em 1952, criado por Robert E. Howard, e estava sendo publicado pela Dark Horse Comics. Em 2019 voltará a ser publicado pela Marvel, editora onde teve mais de 650 publicações entre 1970 e 2000. Ele também teve versões cinematógráficas, sendo a mais conhecida com Arnold Schwarzenegger em 1982. Jason Momoa interpretou o bárbaro em 2011. Em 2013 foi lançado Age of Conan, um MMORPG que possui jogadores até hoje, estando disponível em free-to-play. O novo título, assim como o primeiro é assinado pela Funcom, e é cercado por expectativas positivas desde o seu anúncio.  

A nova aventura, Conan Exiles, é um jogo de mundo aberto no qual a sobrevivência é o objetivo principal, mas é possível conseguir muito mais que isto. O jogador criará seu personagem, com opções masculina e feminina, fortalecendo suas energias com os recursos coletados, para então iniciar batalhas declarando guerra aos inimigos e conquistando novos territórios. As muitas opções de escolha e interatividade para estes processos parecem ser um dos maiores pontos positivos.

A previsão de lançamento para o jogo é em 08 de maio de 2018 para PS4, Xbox One (otimizado para Xbox One X) e Windows PC. Na Steam, ele já pode ser adquirido através do Acesso Antecipado e tem venda anunciada nas versões Standard e "Barbarian Edition".Veja o trailer aqui.

Nossa análise foi feita testando a versão para Xbox One. Até o momento, estavam disponíveis os modos Online, single player e cooperativo, no qual é possível alterar características do jogo e criar seu personagem; este modo é dividido em Civilizado (fácil), Decadente (normal), Barbárico (difícil) e Personalizado.

Ao customizar seu personagem, além das opções básicas de gênero e aparência, é possível determinar a raça e a religião, o que cria uma identidade diferenciada, além de atributos específicos que serão úteis em alguns pontos da ação: o poder dos deuses poderá ser solicitado, através de sacrifícios dos inimigos em altares e evocação de avatares gigantescos para ampliar o poder de destruição. 

Inúmeros bugs foram relatados pelos jogadores na página de avaliações da versão para Xbox, mas o jogo vem passando por atualizações, que aos poucos estão corrigindo os defeitos, que até seu lançamento oficial já devem ter sido solucionados. Entre as falhas mais comuns descritas, estão a queda de conexão e jogo reiniciando no modo online.

 Mais do que pirocas


As primeiras informações e imagens de Conan Exile destacavam os atributos fálicos dos personagens masculinos, através da genitália customizável, e nos personagens femininos, opções de aumento das mamas. A função parecia apenas com efeito para diversão adulta, sem alguma funcionalidade lógica. Vídeos expondo as partes pudendas do protagonista em vários ângulos foram compartilhados pelas redes sociais, o que em um primeiro momento, deixou a impressão de que o jogo, ao contrário do personagem em quadrinhos que o originou, não teria nenhum outro diferencial mais relevante. O fato do personagem iniciar a aventura totalmente nu na versão para PC gerou questionamentos sobre a classificação etária do jogo nos consoles, que até o momento possui classificação etária 18 anos. O protagonista tem a genitália coberta por um pedaço de pano. É possível que futuramente haja algum tipo de desbloqueio para nudez. 

Porém, podemos perceber que as customizações tem efeito que vai um pouco além do estético, e que a identidade do personagem se fortalece com os elementos raça e religião, possibilitando experiências únicas a partir das escolhas do jogador. Na versão Preview ainda não é possível detalhar muito a aparência, e a skin parece não ter um bom acabamento, mas já foram anunciados itens como pintura facial, barbas e tatuagens, assim como vestimentas e equipamentos culturalmente diferentes. O Status do jogador é dividido em Vitalidade, Coragem, Capacidade, Força, Destreza, Agilidade, Sobrevivência e Resiliência, atributos necessários para suportar as intensas batalhas e travessias.

Um mundo a ser explorado

A cada nível o personagem adquire pontos que aumentam o Status e o Conhecimento, desbloqueando novas fórmulas e criando suas combinações específicas de pontuação, as Builds. Estes atributos serão postos a prova ao atravessar o mundo hostil: a prioridade é a sobrevivência no deserto das terras exiladas; como a primeira necessidade básica é de água e comida, o jogador deverá se deslocar em busca de um rio. O caminho é cheio de inimigos, então surgem as necessidades de abrigo e defesa. No decorrer da busca, as habilidades de fabricação, coleta de recursos e matar inimigos são exercitadas, que geram pontos de experiência ao personagem, o que aumenta seu nível e lhe dá acesso a novos atributos e aprendizado de fórmulas.

Uma boa dica para o iniciante é procurar pelos itens no decorrer do percurso: logo no início há um odre com água. Fique atento para materiais como fibra vegetal, pedras e galhos. Ao chegar no rio, aproveite para beber água e encher seu recipiente de água. Também há "deliciosas" comidas pelo caminho, como lombo grosso, ovo de lombo cascudo, larvas gordas, punhados de insetos e carne feral. Acostume-se a vasculhar áreas em busca de todo tipo de objetos. 

Mais do mesmo?


Coletar itens e transformá-los em novos objetos é o componente básico dos jogos de exploração, conceito que está presente nos mais variados títulos, como Minecraft, por exemplo. Usar a lógica para criar armaduras e barbante a partir de fibra vegetal, uma machadinha de pedra (da junção dos itens pedra e galhos), para então cortar árvores e usar a madeira para fabricar outras coisas pode se tornar um pouco exaustivo para o jogador sedento de lutas e sangue. Porém, sem a fabricação dos materiais, se torna difícil a sobrevivência, e para subir de nível será necessário cumprir todo o tipo de tarefa, ou seja, não é apenas andar e matar. O jogador terá que exercitar seu lado construtor também.

O que parece ser o grande diferencial do jogo é a promessa de nudez e cenas adultas com sangue e caveiras dignas de um Mortal Kombat, além de possuir uma temática interessante, herdada do universo dos quadrinhos. As possibilidades de explorar mundos, coletar itens e construir são inúmeras, assim como a quantidade de vezes em que vimos estes elementos em jogos, o que tornaria Conan Exiles apenas mais um entre tantos outros. Neste Game Preview não tivemos elementos suficientes para definir quanto carisma o título terá, uma vez que este fator, assim como o vínculo de empatia do jogador com o enredo, serão decisivos para torná-lo um sucesso.

Conan Exiles para Xbox One é um jogo que, assim como a piroca do protagonista, poderá ser algo bem grande, que ainda precisa ser descoberto. Aguardaremos as revelações.

Se você gostou deste texto, curta meu canal no Twitch. Prometo que se passar de 100 fãs, farei lives do Conan quando o jogo for lançado oficialmente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.