Header Ads

Ys Origin (Multi) uma canção ao ritmo de aventura

A origem do mundo de Ys é explorada neste game cheio de ação

RPGs japoneses podem vir em diversos estilos. Alguns  se dedicam mais a ação, outros a batalhas em turnos, táticos, e ,enfim, as mais diversas formas. Ys Origin veio com a proposta de misturar ação e aventura com elementos clássicos dos RPGs.

A canção da origem

Sua história começa quando duas Deusas do reino flutuante em Ys abandonam o templo e vão até a superfície do continente, infestado  pelos mais variados tipos de demônios. O Padre do templo monta um time de busca para ir atrás das Deusas e auxiliá-las em seu retorno. Antes de descobrirmos isso, devemos escolher o personagem de nossa jornada, temos a opção de escolher entre Yunica Tovah – uma aprendiz de cavaleira em busca de notícias de seu pai – ela batalha a curta distância e sua arma é um machado, e Hugo Fact – um mago prodígio que se voluntariou para a missão – ele luta a longo alcance graças ao “Eye of Fact”, habilidade especial de sua família.


Para fazer essa análise eu tive o prazer de jogar com Yunica, e uma das coisas mais legais de sua história é o seu crescimento pessoal. Conforme as situações vão passando no decorrer da jogatina, ela vai deixando de ser uma jovem adulta para se tornar uma verdadeira cavaleira. Os dramas vividos pela personagem, muitas vezes, é de apertar o coração, e passamos a verdadeiramente torcer por ela e também sentir a sua dor. Apesar de alguns clichês básicos, o desenrolar da trama agrada e o final deixa aquela vontade de quero mais.

O desenrolar da trama se dá dentro de uma torre batizada de Devil’s Tower. Infelizmente, não podemos explorar o restante do mundo, o lado de fora, ficando restrito aquele local. Mas isso só aguçou ainda mais a minha vontade de jogar os outros capítulos da série.


Todas as canções do game são excepcionais e muito bem-feitas. Desde a abertura do jogo até o final, as músicas combinam com o momento, realmente dando aquela sensação dos altos e baixos que passamos na vida. As batalhas contra os chefes têm uma batida um pouco mais críticas, dando a sensação de urgência em eliminar a ameaça. Jogar no fone de ouvido e esquecer o resto é a melhor coisa proporcionada  pelo game.

Muito além de um pulo

Ys Origin tem uma jogabilidade muito simples e com um ótimo funcionamento. Podemos golpear, pular, usar golpes especiais e ativar um “boost” que aumenta um pouco a força das pancadas. Tudo funciona muito bem e vai de destruir alguns monstros. Alguns quebra-cabeças somente são solucionados depois de usar certos golpes especiais. Isso tudo é muito bem feito e de fácil utilização.

Uma coisa bastante agradável foi o fato de logo no começo da jornada ser presenteado com um cristal, item que tem o poder de purificar estátuas espalhadas pela torre, além de recuperar todo o HP (pontos de vida) e MP (pontos de mana). Mas o melhor de tudo é a possibilidade de se teleportar pelos andares rapidamente, sem precisar comprar itens ou coisas do tipo.


Para o jogador é muito fácil de subir de nível, todas as mudanças de sala, fazem com que os monstros retornem, facilitando essa tarefa. Além disso, há uma grande variedade de cenários. Alguns possuem lava, outros veneno e tem até mesmo aqueles com piso escorregadio. São diversos itens escondidos pelo mapa, mas geralmente são fáceis de encontrar.

Notas sem sincronia

Porém, não são só coisas boas no game. Durante alguns chefes, são tantos elementos na tela, entre explosões, partículas, e outras coisas que o PlayStation Vita sofre alguns problema de performance e, consequentemente, uma queda de FPS monstruosa, quase que impossibilitando a batalha. Isso me custou mais de quatro horas para destruir uma única criatura. Pensei até em desistir de jogar, mas com alguma perseverança eu consegui derrotá-lo.


Outra coisa desagradável, é  que após várias horas, o jogo se torna repetitivo. Tudo se resumia a explorar andares, recolher itens, evoluir a arma e pronto. Lá pelas décima hora de jogatina, eu só queria era terminar o game, mesmo curtindo a grande jornada.

A origem da lenda

Apesar de tudo, Ys Origin é excelente. É um game único a ser jogado no mínimo duas vezes, uma vez com cada um dos personagens. Ele está entre os melhores do gênero na minha opinião. Se você estiver procurando um game divertido e empolgante esse é seu jogo. Seus defeitos não estragam a experiência, pelo contrário, só nos mostram que os próximos jogos da franquia podem ser ainda melhores.Toda sua trilha sonora bem feita, aliada a jogabilidade e as coisas que descobrimos no decorrer da jornada fazem com que Ys Origin a porta de entrada para os outros games da franquia.

Qualidades:

  • Mecânicas fluídas;
  • Trilha sonora sensacional;
  • Excelente trama.

Defeitos:

  • Quedas de FPS;
  • Repetitivo.
Ys Origin – Multi – Nota: 9,0
Revisão: Manoel Siqueira
* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a versão de PS Vita.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.