Header Ads

[Histórico] O nascimento do PlayStation

Como uma traição levou a gigante dos eletrônicos a apostar no incerto mercado de jogos.


O PlayStation é hoje um dos consoles mais vendidos do mundo. Isso se deve, principalmente, aos seus títulos exclusivos, que tornavam seu acervo de jogos  respeitável. Isso acontece desde à época do primeiro videogame da Sony. Para conhecermos um pouco mais sobre seu surgimento, vamos voltar ao início dos anos 90.

Uma estação de jogos


No fim dos anos 80, a Sony já era uma empresa reconhecida no mercado de eletrônicos pelos seus mais variados produtos, mas um aparelho em especial ganhou um enorme destaque, o Walkman, um pequeno aparelho a pilhas que permitia que o usuário escutasse estações de rádios e fitas cassete em qualquer lugar. Enquanto isso, a Sega e a Nintendo disputavam ferrenhamente a preferência dos consumidores no mundo dos games.

Essa batalha se tornou acirrada quando a Sega anunciou que lançaria, em 1991, um dispositivo que se acoplaria ao Mega Drive, o Sega CD. A Nintendo ficou preocupada, já que o seu novo console, o Super Nintendo, havia sido lançado há pouco tempo. Por essa razão, a Big N entrou em contato com a Sony, que já havia lhe fornecido o chip de áudio e formaram uma parceria com o objetivo de produzir um leitor de CDs para o Super Nintendo, também conhecido como SNES.


Para desenvolver esse periférico, um brilhante engenheiro chamado Ken Kutaragi foi convidado para essa empreitada.  O engenheiro já havia feito uma proposta, em 1975, para que a Sony entrasse no mercado de jogos, porém o presidente da empresa, Norio Ohga, recusou a ideia. O CEO havia dito que games não estavam entre os objetivos da empresa , fazendo com que o pai do PlayStation desistisse da ideia.

Ken se juntou então aos engenheiros da Nintendo e juntos começaram a trabalhar no projeto que havia sido batizado de Play Station. Contudo, durante o processo, a Big N percebeu uma coisa importante, que eles não teriam nenhum controle sobre a tecnologia do CD, uma vez  que a mesma pertencia inteiramente a Sony. Os executivos passaram então a duvidar do sucesso desse empreendimento, já que o periférico e jogos pertenceriam a outra empresa. Isso faria com que os lucros da “casa do Mário” fossem potencialmente mais baixos quando comparado  a outra empresa.

Por essa razão, a Nintendo secretamente foi até a Phillips, sugerindo que eles fizessem um console com a tecnologia de CD. Enquanto isso, a Sony havia escalado Kutaragi para realizar um anúncio durante a Consumer Electronics Show, em 1991,  onde  estava para ser lançado o “Nintendo Play Station”, porém, na mesma feira, a Big N anunciou que estava desenvolvendo com a Phillips  seu próprio CD-i, fato interpretado por muitos como uma das maiores traições da história dos games.


Algum tempo depois, Ken Kutaragi foi pessoalmente até o escritório de Norio Ohga e disse que tinham a capacidade de lançar um console com a tecnologia de CD e o que a Nintendo havia feito com a Sony havia sido uma alta traição. O presidente que havia sido contra a ideia da primeira vez que Kutaragi foi até ele finalmente deu o seu aval. Nascia ali o Sony PlayStation.


O PlayStation toma forma


Kutaragi então passou a se empenhar arduamente no hardware do console, enquanto isso, a Sega já estava trabalhando com seu novo videogame , o Saturn e a Nintendo, por sua vez, estava desenvolvendo o Nintendo 64.

Finalmente, a Sony anunciou publicamente que estava trabalhando em um console, que fora batizado de Play Station X, ou apenas PSX. Em 16 de novembro de 1993, nascia então a Sony Computer Entertainment, responsável pela divisão de jogos da companhia.

Tanto a imprensa quanto o público estavam céticos com aquele informe. Eles simplesmente não acreditavam que a empresa conseguiria produzir um console de qualidade, com potência suficiente para enfrentar a Sega e a Nintendo. Além disso, todos queriam saber se os jogos lançados naquela plataforma se destacariam, já que a Sony não tinha qualquer experiência na área.


O aparelho da Sony chamou a atenção por já trabalhar com a tecnologia 32 bits, além de conseguir reproduzir gráficos em 3D. Isso dava aos desenvolvedores mais liberdade no momento de criação. No entanto, como se tratava de um equipamento de alta tecnologia, seu custo era alto. Além do que, todos estavam habituados a desenvolver  jogos em 2D, pois era muito mais simples.

Ironicamente, foi a Sega que ajudou a Sony a convencer as produtoras a investir na tecnologia 3D. A concorrente lançou-a através do arcade japonês Virtua Fighter(Multi), que trazia lutadores modelados em 3D, o que deixou tanto público quanto os estúdios eufóricos por aquele novo modo de encarar os jogos. As empresas queriam saber se era possível desenvolver outros títulos utilizando esse estilo gráfico, fato confirmado pouco tempo depois.

Por conta disso, conseguiram fechar acordos com várias produtoras third parties (companhias que não pertencem a criadora do console, mas que são criadores de conteúdo) para produzir jogos para o “Play Station X”. Empresas como Namco, Konami, Capcom e muitas outras se juntar a ela, totalizando mais de mais de 250 companhias apenas no Japão. Aliado a isso, a Sony começou a comprar estúdios, transformando-os em first party (estúdios que pertencem a própria criadora do console).



Finalmente, em 3 de dezembro de 1994, chegava às lojas japonesas o PlayStation. O console, porém, teve de ser rebatizado, pois a Nintendo havia entrado com um processo contra a Sony, alegando que o nome Play Station pertencia a mesma. O nome então foi mudado e o aparelho lançado no mercado japonês.


Do lançamento a dominação


Após o lançamento do console, a Sony conseguiu vender mais de um milhão de unidades em pouco mais de três meses. Após isso, a empresa voltou as suas forças para o lançamento da versão norte-americana do console.

Eles não pouparam esforços e principalmente dinheiro nessa nova empreitada. A Sony gastou cerca de 4 milhões de dólares em um estande na recém criada E3 (Electronic Entertainment Expo) focando especificamente o público jovem adulto. Além disso, uma campanha agressiva de marketing foi feita para se aumentar cada vez mais o hype em torno do console, culminando no lançamento do console no dia 9 de setembro de 1995. Mesmo com tudo isso, a companhia conseguiu vender apenas 800 mil aparelhos em seu primeiro ano.


Porém tudo começou a melhorar para a empresa em 1996, após o lançamento de Crash Bandicoot(Multi), que posteriormente se tornou o “mascote” da empresa. Além disso, a Square havia anunciado um novo capítulo a sua mais famosa franquia de RPGs. Final Fantasy VII(Multi) seria lançado exclusivamente para o PlayStation, o que fez com que o console se tornasse um tremendo sucesso. Houveram também outros fatores e jogos que foram fundamentais para que a plataforma deslanchasse, contudo, eles não serão o foco desse texto.

Essa foi a história do lançamento do PlayStation. Você já conhecia os detalhes apresentados aqui? Em breve abordaremos  outras histórias, mas caso tenha alguma sugestão, deixe o seu comentário.

Revisão: Manoel Siqueira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.