[Review] NEScape (Multi)
Escape Room no Nintendo Switch e Nintendinho? É hora dos puzzles!
Trazido agora em 2023 pela 8 Bit Legit ao Nintendo Switch, o jogo NEScape, feito pela KHAN Games (via Kickstarter em 2019), também lançado para outras plataformas (incluindo o próprio NES/Nintendinho clássico, com um cartucho físico muito bonito), o jogo diverte e faz a galera pensar. Seu objetivo maior (criar um mouse para o jogo, ao estilo do Mouse de SNES) também pode estar a caminho (e se rolar, tentaremos trazer para review).
Tentando resumir como funciona: a mecânica de point & click, junto ao cenário em que você tem uma porta à sua frente, mas você precisa verificar pistas em cada objeto, seja sofá, cadeira, mesa, escrivaninha, quadro, etc, até encontrar a chave que, eventualmente, abrirá esta porta. Uma coisa tão simples, mas, tão genial! É um Escape Room colocado dentro de um cartucho (no caso do NES), praticamente.
Os gráficos lembram muito jogos como o clássico Maniac Mansion (e a dificuldade chega a ser bem próxima também), não dá pra negar que traz o ar de nostalgia de forma igual. tudo é bem claro, detalhado, com design simples e efetivo.
Até para apenas iniciar o jogo, há um mini puzzle bem simples: você tem um console de letras para digitar, e precisa escrever "BEGIN" para começar o jogo. Uma boa sacada, para fazer o jogador entender como as coisas funcionam. O jogo consegue ser muito detalhado, com as limitações de 8 Bits do NES, mesmo na versão apra consoles atuais (Nintendo Switch, Xbox). Assim como jogos antigos de adventure, como Kings Quest, ou até mesmo Zork, lembram este estilo de puzzles desde o início. Vale cada minuto!
O jogo é bem intuitivo. Você pode acender e apagar a luz, e estar em constante busca por pistas em cada canto. Um ótimo jogo pra quem gosta de bancar o detetive. O jogo não vai te dando dicas, ele simplesmente está lá pra te fazer pensar de verdade, e eventualmente, você vai empacar em algum momento. A dificuldade pode crescer gradualmente, inclusive, à medida que você vai jogando.
Podemos até dizer que não é um "jogo Nutella" e sim um "jogo raiz", e em muitos momentos, o jogador vai xingar o jogo, quando ficar difícil ou não muito intuitivo para chegar à resposta. Aliás, é necessário saber inglês, para conseguir jogar.
Há partes no jogo em que o som é mais do que necessário ser ouvido, então, o jogo acaba não sendo muito amigável para pessoas com problemas auditivos. Várias dicas e soluções dependem 100% de ouvir o som de pequenas fitas encontradas em alguns momentos, por exemplo.
O jogo pode durar de 10 minutos a 1 hora, facilmente, devido aos puzzles, dependendo de você tentar seguir algum tutorial/walkthrough ou não. Um ótimo jogo pra quem gosta de ser desafiado fortemente (ou até curte uma boa nostalgia dos 8 bits).
Em resumo: um ótimo jogo com alto grau de dificuldade aos moldes do Nintendinho, pra quem curte ser desafiado e gosta de sons e gráficos da era dos 8 Bits!
Nota: 9,0
Post a Comment