Header Ads

Teria Super Mario World plagiado músicas pop dos anos 60?

 Você conhece a música de Overworld de Super Mario World? Conhecia a música "Green Green" de 1963, do grupo The New Christy Minstrels? Aqui vai uma bomba pra você!


No ano de 1963, uma música Folk vendeu mais de um milhão de discos nos Estados Unidos, e seu sucesso estrondoso inspirou ainda na mesma década um compositor a criar uma nova letra, em japonês, para tal música. Sua letra era mais obscura, pois falava sobre morte, para crianças, e levando em conta que foi época de filhos de pessoas que estiveram na guerra do Vietnã, é de se entender que músicas assim acabariam existindo, para confortar as crianças.

O grupo musical norte americano de folk The New Christy Minstrels, criado por Randy Sparks em 1961, lançou Green Green, uma música com melodia marcante e letra animada, na qual o "protagonista" da história diz para sua mãe, desde pequeno, pra ela não chorar quando ele resolver sair pelo mundo, porque ele estaria sempre "aonde a grama estivesse mais verde", e que nenhuma mulher o seguraria. Relembrando que era 1963 o ano desta música, então, foi uma marca incrível de vendas, ao passarem um milhão de cópia de discos de vinil vendidos por conta desta música em especial.

Para se ter uma idéia do quão atemporal foi este som, pelo ano de 1984, em um episódio de Name That Tune (programa norte americano ao estilo Qual É A Música), uma professora chamada Susan e um professor chamado Jack estavam competindo, e é pedido quatro notas. Ao ouvir, poderíamos reconhecer as notas do famoso tema de Overworld, fase de Super Mario World icônica. Mas, pra surpresa de todos (e do professor, que disse o nome de outra música totalmente diferente), o apresentador disse que a música correta era Green Green.

Vale ressaltar que a música foi um enorme hit de sucesso em 1963, mas, a maioria das pessoas de hoje em dia nunca sequer ouviu falar na música, e não há sequer uma página na Wikipedia em inglês sobre a música. Mas, há uma página na Wikipedia japonesa, enorme, cheia de informações (porém, escrito em japonês), mesmo a música sequer sendo do Japão.

Curiosamente (pelo menos até o momento desta publicação), não se encontra nenhuma menção à similaridade entre estas duas músicas na internet inteira, exceto em um vídeo inglês, lançado há poucos dias, no canal "Thomas Game Docs", no qual também é comentado o fato de não haver ninguém na internet comentando a semelhança das músicas, mesmo ambas sendo famosas mundialmente.

Mas, curiosamente, Koji Kondo não se inspirou diretamente em The New Christy Minstrels, em plenos anos 90, mas sim, em uma versão japonesa que ficou popular, e é regravada até os dias atuais no Japão.

Koji Kondo chegou a falar em várias entrevistas, publicamente, sobre suas inspirações em músicas e bandas famosas, para seus temas em jogos, como por foi o caso de Legend of Zelda (NES/Nintendinho 8 Bits), em que o tema do Dungeon (Masmorra/Labirinto) foi totalmente inspirado na música April, do Deep Purple, banda que ele era muito fã na época. Até mesmo o tema principal do Super Mario Bros, que é muito similar à música Sister Marian, da banda japonesa T-Square. Em uma entrevista, Kondo chegou a dizer que o tema de Overworld havia provavelmente sido inspirada em algum som do T-Square, logo, suas inspirações nunca foram segredo algum.

Vamos mais a fundo, afinal, há um vão entre os anos 60 e 90, e ainda assim, seria difícil essa música pop ter sido um sucesso no Japão. Mas, pra entender melhor, vamos dar uma olhada rápida em como as coisas eram por lá nos anos 60: O link perdido nessa história é encontrado neste ponto, que conecta a música norte americana com o tema da fase do herói bigodudo. Um famoso compositor de músicas infantis do Japão da época, Hikaru Kataoka, que certa vez ouviu a música Green Green, e decidiu fazer uma versão traduzida, que chegou a ser cantada uma vez num programa de música infantil na TV (mas infelizmente não há registros salvos desta apresentação na internet até o momento), e este programa era assistido por milhares de crianças pelo Japão inteiro, semanalmente. Quando a música foi cantada no programa, se tornou um hit instantâneo pelo país todo.

Diferente da versão americana, ele acabou criando uma letra completamente nova. Nos primeiros 3 versos, é um pai contando ao filho sobre o mundo. Mas, ao decorrer da música, o pai sai subitamente da vida do filho (provavelmente morto na guerra, já que na época, muitas crianças perderam os pais na Guerra do Vietnã, que rolava no continente próximo). Apesar do tema pesado, que poderia ser um bom motivo pra música não ter sucesso algum, o efeito foi totalmente o contrário, pois a música teve muito mais sucesso por lá do que poderia sonhar ter feito pela América. O maior exemplo é justamente o fato de ter a página na Wikipedia japonesa, e não na americana. E a música conseguiu passar no teste do tempo, sempre sendo lembrada e cantada, e em 2019, a banda Mrs Green Apple tocou em rede nacional uma versão rock (muito boa, por sinal), da música Green Green.

A letra de Green Green, japonesa:

ある日パパとふたりで 語り合ったさ この世に生きるよろこび そして悲しみのことを グリーン グリーン 青空には ことりがうたい グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑がもえる その時パパがいったさ ぼくを胸にだき つらく悲しい時にも ラララ 泣くんじゃないと グリーン グリーン 青空には そよ風ふいて グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑がゆれる ある朝 ぼくはめざめて そして知ったき この世につらい悲しいことが あるってことを グリーン グリーン 青空には雲がはしり グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑がさわぐ あの時パパと約束 したことを守った こぶしをかため胸をはり ラララ ぼくは立ってた グリーン グリーン まぶたには 涙あふれ グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑もぬれる その朝 パパは出かけた 遠い旅路へ 二度と帰ってこないと ラララ ぼくにもわかった グリーン グリーン 青空には虹がかかり グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑がはえる やがて月日が過ぎゆき ぼくは知るだろう パパの言ってたことばの ラララ ほんとの意味を グリーン グリーン 青空には太陽笑い グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑があざやか いつかぼくも子どもと 語りあうだろう この世に生きるよろこび そして悲しみのことを グリーン グリーン 青空には かすみたなびき グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑がひろがる グリーン グリーン 青空には かすみたなびき グリーン グリーン 丘の上には ララ 緑がひろがる 緑がひろがる 緑がひろがる

Vamos ao Mario novamente: Koji Kondo nasceu em 1961, quando ele tinha seus 10 anos de idade, Green Green era um hit de sucesso pelo país, principalmente entre crianças, e é bem capaz dele ter ouvido a música muitas e muitas vezes, enquanto crescia. Ao tentar criar o tema de Super Mario World, a música poderia estar ainda bem forte em sua mente, e subconscientemente, acabou inspirando a fazer aquele tema de Overworld.

Em uma entrevista, Kondo ainda disse que "Comparado a Zelda, Mario tem uma vibe muito mais feliz, e pensando nisso, tentou criar músicas que fossem felizes, rítmicas, e com melodias fáceis de lembrar". E não há melodias mais fáceis de lembrar do que as de músicas infantis.

Em cada frase da música, as primeiras 6 notas são exatamente as mesmas. As frases musicais apenas terminam com uma nota diferente. A sequência de notas da base (acordes cheios) é praticamente a mesma. E como é uma cadência comum, bem provável que Kondo não tenha notado o quanto estava se inspirando.

Resumindo: uma música pop americana folk de 1963, que teve uma versão de sucesso em japonês na mesma época, e perdurou por anos na cultura japonesa, realmente serviu de inspiração para um dos temas mais queridos do nosso querido personagem de videogame, Super Mario!

Abaixo, vídeo em que mostro exemplos e falo sobre as músicas:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.