Sobre o Jogo
Há um toque de nostalgia misturado à uma imensidão de novidades, e tudo graças à RE Engine, exclusiva da Capcom, feita exclusivamente para criar os jogos no estilo (Aventura/RPG/Survival Horror).
História
Ao mesmo tempo, a estudante universitária, Claire Redfield, chega na cidade para procurar por seu irmão que não dá notícias há algumas semanas, acaba por conhecer Leon, e agora precisa lutar para sobreviver, e se possível, salvar algumas vidas.
Você escolhe se fará a história de Leon ou de Claire, que inicialmente são parecidas, porém, tem seus próprios caminhos, para chegar aos seus respectivos destinos.
Será que o mundo está preparado para esta infestação zumbi?
Gameplay
Assim como na versão clássica, é possível examinar os itens, e procurar por detalhes, códigos, puzzles, dicas importantes, objetos que se combinam para virar outra coisa, trazendo uma mistura de itens antigos (computadores com tela de tubo) com novidade (com entradas USB para resolver alguns quebra cabeças).
O "impacto" das portas, em alguns momentos fica mais artificial, mas, não chega a atrapalhar muito na jogatina. Em alguns momentos, apertar para correr pode não ser respondido corretamente, então, é necessário prestar atenção em vários detalhes(quantidade de sangue, tamanho da arma sendo utilizada no momento, dentre outros detalhes).
Há possibilidade de personalizar os botões, caso haja necessidade, assim como é bom calibrar a luminosidade do jogo de acordo com a sua tela, seguindo as dicas do jogo no momento certo.
Audiovisual
O roteiro se manteve fiel, e acrescentou algumas respostas, mudou pequenos detalhes, fazendo com que, desta forma, continuasse na cronologia canônica anterior, sem perder a essência, e não haver conflitos futuros nos jogos que vieram a seguir.
Na parte gráfica, já há alguns pontos negativos. Após Resident Evil 4, houve uma regressão na qualidade das texturas, sabe-se lá o motivo. As texturas de sangue e de água ficaram cada vez menos realistas, parecendo que não houve preocupação com isso (sendo que são elementos fortes nesta franquia). Os personagens ainda parecem bonecos, porém, a movimentação está bem melhor que a maioria dos jogos anteriores, então é um ponto positivo. Ainda há uma falha ou outra em questão de perspectiva/sombra-luz em alguns detalhes, mas, isso não atrapalha a jogabilidade. O design dos monstros continua assustador e divertido ao mesmo tempo. Nas cutscenes, vemos um salto tecnológico enorme nas formas dos Tyrants e Lickers, e principalmente em William Birkin, em cada estágio que o encontramos, assim como no jogo clássico.
Uma curiosidade sobre o "Modo Tofu Sobrevivente" é o fato de terem escaneado um tofu de verdade para fazer suas texturas. Isso foi simplesmente GENIAL!
Conclusão
Pontos Positivos
- manteve a história fiel e quase inalterada;
- manteve a essência do Survival Horror e dos Puzzles;
- acrescentou algumas respostas para se manter mais firme à história dos jogos que vieram a seguir;
- fez pequenas mudanças que ajudaram a firmar algumas pontas soltas do jogo antigo;
- manteve os modos de jogo (A/B/4th/Tofu);
- traz algumas surpresas e novidades bem agradáveis;
- jogabilidade fluida
Pontos Negativos
- "impacto" com portas um pouco artificiais;
- perspectiva de braços, em cutscenes, um pouco estranhas;
- DLCs caras (podiam ser mais baratas)
NOTA FINAL 8.5 / 10
Review comentada:
Gameplay:








