Header Ads

Morre Mario Segalle, que inspirou a Nintendo com seu nome

Mario Segale, empresário norte-americano que ficou conhecido pelos gamers por servir de inspiração para o nome do mascote da Nintendo, faleceu no dia 27 de outubro, aos 84 anos.


Lá pelo comecinho dos anos 80, a Nintendo alugou um dos armazéns de Segale, e usou como sede nos Estados Unidos. Na época, estavam se preparando para lançar o arcade "Donkey Kong", que tinha o personagem principal chamado de "Jumpman", e posteriormente, acabou ganhando o nome de Mario.

Diz a lenda que a Nintendo, na época ainda um pouco desconhecida nos USA, acabou atrasando o aluguel, o que fez o senhorio Segale, fizesse uma visita raivosa ao armazém. Na época Minoru Arakawa era o CEO da sede norte-americana, que prometeu pagar em breve (não erma 11 meses de aluguel, então, não daria para comparar muito com o Seu Madruga na série Chaves).

Como ficou conhecido na história, este foi um episódio que marcou forte, e a Nintendo acabou homenageando Mario Segale, dando seu nome ao personagem Jumpman nos jogos posteriores (o que deu muito certo, diga-se de passagem).

Esta história foi publicada primeiramente num livro chamado "Game Over" de David Sheff em 1993, aonde escreveu errado o nome, como "Segali". Um pouco mais tarde, em 2001, a história foi recontada no livro "The Ultimate History of Video Games", do Steven L. Kent. A história ganhou uma bela repercussão na internet, até que Shigeru Miyamoto confirmou a veracidade da história em 2015.

Em 1993, Mario Segale foi questionado pelo Seattle Times sobre o que ele achava do nome dele ter rendido milhões de vendas para  Nintendo, e ele respondeu "Você pode dizer que eu ainda estou esperando pelos meus cheques de royalties".

Em seu obituário, estava escrito: "Enquanto ele era a inspiração para o nome de 'Super Mario' da Nintendo de quando eles eram inquilinos em seu parque empresarial na década de 1970, ele sempre se esquivou da notoriedade e queria ser conhecido pelo que realizou em sua vida".

Chega a ser curioso que a Nintendo nos Estados Unidos, e o nome Mario, tenham sido marcadas por alguém que tinha SEGA no sobrenome (Segale).

Descanse em paz, nobre empresário!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.