Header Ads

[Review] Oh, Sir!... Insult Simulator (Multi) leva a diversão também para os consoles

O famoso simulador de insultos ensina a xingar com classe e estratégia.


A ideia de um jogo com a finalidade de montar frases parece inicialmente remeter a algo educativo ou infantil. Se utilizar desta premissa para exercitar o humor negro sem precisar recorrer ao baixo calão com palavrões, é uma coisa realmente inteligente.

Tendo como inspiração o seriado de humor inglês Monty Python's Flying Circus, o game Oh... Sir!! The Insult Simulator foi uma das gratas surpresas deste ano. Lançado pela publisher Gambitious Digital Entertainment, possui versões para PC, Mac, Linux, iOS e Android. Em nossa análise, nos utilizamos de uma versão para Xbox One.

O enredo tem como base a esquete "Dead Parrot" de Monty Python's Flying Circus, (de onde utiliza-se da dinâmica e toda a ambientação da primeira fase). Além desta, há muitas referências ao seriado, e parte da diversão é desvendá-las. Sem dúvida, um tributo aos reis do humor ( Assista o trailer aqui ).


Xingando o coleguinha... como um britânico 


Os divertidos gráficos estilizados e a trilha sonora com músicas clássicas deixam a experiência mais leve do que a proposta do jogo, afinal, seu objetivo é "cair dentro" em uma briga verbal, totalmente em língua inglesa. Em um primeiro momento, a impressão que se tem é a de estar em um game de luta, pois há barras de vida no lado superior da tela, regras de danos dos golpes e "combos", cujo potencial ofensivo varia de acordo com a personalidade do "lutador". 

A cada rodada, opções de fragmentos de frases sortidas são disponibilizadas,  cabe ao jogador escolher a combinação que julgar mais apropriada. O interessante é que nem sempre o que parece mais agressivo tem efeito mais devastador: frases como "Your mother enjoyed Batman v Superman" ou "Your son never watched Star Wars" podem ser mais letais que "Your beloved auntie fart in your general direction", por exemplo.

O jogador inicia com as seguintes opções de personagens, com os pontos fracos entre parênteses: Mr. J Shufflebottom (Style), Mrs. Maggie (age and death), Albert (Wealth and poverty), Sir Knight (Modern world) , H.P. Lovecraft (Reality).

Ao terminar o jogo pela primeira vez, Nigel H é liberado (ponto fraco: Size and appearance); com dois personagens diferentes, Gisha é liberado (ponto fraco: Russia and Origin), com cinco personagens, Father, o chefão final e melhor personagem do jogo!! (ponto fraco: Family issues). Lo Wang é liberado ao terminar o modo Torneio sem perder nenhuma partida (ponto fraco: Weakness). 

O que os caixistas tem de diferente?

Na versão para console, o jogo se torna mais desafiante devido as conquistas, que deixam a experiência mais divertida: embora alguns jogadores se sintam desanimados a jogar 100 partidas no modo Torneio, ou aguardar a rodada certa para formular uma frase como "Your mother was a hamster", a graça está justamente em conseguir unir a estratégia com a sorte. Os valores das conquistas são entre 50G e 100G, o que pode atrair aqueles que estão procurando um jogo simples para aumentar sua Gamertag. Elas também dão um ânimo para jogar mais do que apenas algumas horinhas antes de enjoar.Afinal de contas, o jogo é simples e rápido de terminar.

Claro, não esquecendo que o objetivo principal do jogo é o treino de construção de frases, que mesmo sendo através de xingamentos, é algo deveras interessante, ainda mais tendo como plano de fundo um dos seriados de humor mais tradicionais da TV mundial. 

Enfrentando solidão no Modo Online 

Uma das vantagens do modo online é que, ao vencer três partidas, o jogador libera o personagem Serious Sam. Mas não pense que é uma tarefa fácil. A maior dificuldade é encontrar oponentes online dispostos a encarar três partidas seguidas, e claro, vencê-los quando se está acostumado a jogar contra a inteligência artificial, que não possui a astúcia dos seres humanos. A espera por um adversário aleatório é um fator que pode desestimular e muito as pessoas que não possuem amigos que tenham o jogo e que se disponham a jogar online no modo versus.

Outro personagem que supostamente seria liberado após jogar nesse modo é The Postal Dude, para isso o jogador deveria também ter vencido com todos os personagens no modo Torneio, mas não há relatos de que tenham conseguido até o momento, fazendo dele uma espécie de lenda urbana gamer na versão Xbox...

Em suma, Oh, Sir... Insult Simulator funciona como uma piada. Ele é engraçado, ousado e diverte, mas não deve ser levado a sério. No entanto, é uma excelente pedida para jogadores casuais e fãs de humor ácido, porém não espere nada além de algumas horas de diversão e algo curioso para mostrar aos amigos. Ou seja, o jogo cumpre o que promete. 

Qualidades

  • O treino da língua inglesa;
  • Os personagens secretos; 
  • Conquistas diferenciadas e relativamente fáceis.


Defeitos

  • Espera por adversários no modo Online;
  • Apesar de divertido, não prende, nem surpreende por muito tempo.


Oh, Sir!... Insult Simulator – PC/PS4/Xbox One/iOS/Android – Nota 8,0


Revisão: Manoel Siqueira

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.