Header Ads

[Review] Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies (Multi)

Uma nova aventura do advogado mais  famoso do mundo games chega aos mobiles, mas não traz nada de novo consigo.


Lembro-me até hoje quando tive contato com meu primeiro visual novel, Danganronpa: Trigger Happy Havoc (Multi). Eu fiquei tão extasiado pela nova experiência que comecei uma busca por outros títulos a altura. Depois de uma árdua pesquisa, encontrei algumas séries de qualidade do gênero desenvolvidas pela Nitro Plus (Chaos Head; e Steins Gate;) e na própria  Spike Chunsoft que, além de Danganronpa também desenvolveu a franquia Zero Escape. Esses jogos possuem não apenas tramas complexas e imersivas como também mecânicas distintas.

Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies (3DS/Android/iOS) parecia igualmente promissor. Lançado originalmente para 3DS, esse é o quinto título da série principal, que é um dos grandes destaques dentro do gênero no portátil da Nintendo.


Muito mais do que um caso complexo 

A história de Dual Destinies ocorre um ano depois dos acontecimentos de Phoenix Wright :Apollo Justice: Ace Attorney (Multi). O sistema de justiça entrou em uma espécie de idade das trevas, repleto de falsas acusações e evidências forjadas. A Wright Anything Agency, dirigida por Phoenix Wright, aceita uma nova advogada, Athena Cykes, que é especializada em psicologia analítica, ao lado do jovem advogado Apollo Justice. Trabalhando juntos, Apollo e Athena investigam o caso de um vereador assassinado, tendo que encarar Simon Blackquill, um promotor que continua a atuar como advogado, apesar de ter sido condenado por assassinato. Logo de cara, você recebe a tarefa de defender a amiga de infância de Athena, Juniper Woods, que é acusada de explodir uma bomba no tribunal durante uma audiência.

O problema é que não há qualquer tipo de apresentação dos personagens ou  introdução a trama, logo quem nunca teve contato com série, ficará completamente perdido.

Para piorar ainda mais a compreensão da história, as cutscenes não possuem legendas em qualquer idioma, em outras palavras, se você não desenvolveu bem suas habilidades auditivas na língua inglesa, não conseguirá compreender nada.

Os fãs também não foram poupados, pois mesmo se você tiver jogado título anterior e tiver um bom domínio do inglês, mesmo assim ainda sofrerá com a impossibilidade de usufruir do som original, ou seja, não há como escolher a dublagem japonesa.

Da mesma maneira que a versão lançada há quatro anos atrás para 3DS, o título também chega aos mobiles apenas parcialmente dublado. Isso torna a jogatina bastante desconfortável e cansativa depois de um tempo, pois o gênero é totalmente baseado em diálogos composto milhares de linhas.  De tudo o que foi criticado até agora, esse é de longe o maior problema do game. Se tivesse sido desenvolvido por um estúdio indie ou se ainda estivéssemos em 2013, isso talvez fosse aceitável, mas não, estamos em 2017 falando de um jogo da Capcom.

Além disso, o jogo ter sido lançado há anos para um console portátil não é desculpa para essa leviandade.  Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors (Multi), por exemplo, é um visual novel lançado anteriormente a Dual Destinies. Lançado no final de 2009 exclusivamente para Nintendo DS, o jogo recentemente ganhou uma remasterização, que inclui não apenas melhorias gráficas, mas também uma dublagem de qualidade. Lembrando, novamente, que nós estamos forçosamente comparando uma série de um estúdio menor que, inclusive sofreu problemas de venda e por pouco não foi cancelada, com uma franquia bem estabelecida de uma grande empresa.

Objection!

O que consegue salvar um pouco o jogo é a sua arte e enredo. Mesmo sendo desprovido do efeito 3D do portátil da Nintendo, os gráficos são muito bem trabalhados, com destaque para os gestos faciais, que ora transmitem toda tensão do caso, ora rompem com toda a seriedade e tornam a situação hilária.

Como o restante da série Phoenix Wright, no entanto, a história de Dual Destinies parece ser propositalmente infanto-juvenil, talvez por isso ela seja um pouco contida, não tentando te sensibilizar ou fazer com que você realmente se importe com as vítimas. Eu afirmo isso, pois, apesar de tudo girar em torno de casos criminais, geralmente homicídios, nada é mostrado explicitamente, a maioria das vítimas não são apresentadas propriamente e os únicos personagens com que você se importa são aqueles que você já conhece a longo prazo, como Apollo Justice, que fica seriamente ferido devido a explosão da corte no início da trama.

Em busca de emoção

Ao menos em relação a jogabilidade, os novatos não passarão por grandes problemas, uma vez que todas as clássicas mecânicas da série são claramente introduzidas no início do jogo.

A grande novidade fica por conta da nova assistente de Phoenix, Athena Cykes, que tem a peculiar habilidade de identificar emoções conflitantes durante o depoimento das testemunhas.

Além disso, vale ressaltar que, como em outros jogos da série, é possível salvar a qualquer momento da jogatina. Isso facilita bastante a vida daqueles jogam apenas causalmente ou durantes os intervalos, entre os afazeres do dia a dia.

Uma série, dois destinos 

De todos os jogos do gênero com os quais já tive contato, esse foi o mais decepcionante e não é apenas uma questão de mera expectativa da minha parte. O título é desprovido de recursos e, apesar de se tratar de uma história envolvendo casos criminais, a narrativa  não sensibiliza o jogador.

Eu realmente espero que em um futuro não muito distante, nós possamos apreciar a série Phoenix Wright em sua plenitude, talvez através de um “remake collection”, tal como aconteceu com Danganronpa e Zero Escape.

Pelo momento, o título só é realmente relevante se você não tiver um portátil da Nintendo, mas apenas se você for um fã da série ou caso possua um aparelho mobile, cujas plataformas não tem muitas opções do gênero.


Qualidades:

  • Arte de qualidade;
  • Trama bem desenvolvida;
  • Personagens carismáticos.

Defeitos:

  • Ausência de introdução a trama;
  • Cutscenes sem legenda;
  • Parcialmente dublado;
  • Narrativa proporciona pouco impacto.

Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Detinies 3DS/Android/iOS - Nota: 6,0

Revisão: Ailton Bueno

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a plataforma Android.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.