Header Ads

[Histórico] Openworld: primeiras descobertas



Nos últimos anos, salvo algumas exceções, jogos de mundo aberto, são praticamente garantia de sucesso dentro da indústria. Mas por que esses jogos fazem tanto sucesso hoje em dia, e por qual razão essa se tornou uma nova tendência entre as desenvolvedoras? Para entender um pouco mais dos motivos que transformaram esse subgênero em sucesso, iniciarei uma série de textos irei abordar o tema através de um panorama geral.

Explorando terras desconhecidas

Os jogos de mundo aberto já existem desde os anos 80, com destaque para Ultima (PC), The Portopia Serial Murder Case (NES/PC), Hydlide (NES/PC), no entanto o que realmente marcou a época foi famoso e inesquecível The Legend of Zelda (NES).
O game da Nintendo causou espanto e comoção entre os fãs, devido a sua dificuldade e a quantidade de elementos escondidos em todos os cantos do mapa. Os produtores da atual da franquia Zelda, inclusive, confessaram que o título serviu de inspiração na produção da mais nova jóia da empresa, The Legend of Zelda: Breath of The Wild (Switch).

Após isso, diversos foram os jogos que se utilizaram deste recurso, alguns com apenas toques dele, como Super Mario 64 (N64), lançado em 1996, no qual podíamos mover o personagem e controlar a câmera livremente, algo inovador para a época.

Já em 1999 foi lançado o jogo mais ambicioso da Sega, que também usou e abusou deste elemento, Shenmue (Dreamcast). Suas mecânicas melhoraram tudo o que já era conhecido até então, acrescentando coisas como a mudança de dia e noite, clima dinâmico, pedestres totalmente dublados e agindo aleatoriamente, entre outras coisas. Posteriormente, essas mecânicas foram incorporadas em diversos níveis em vários outros jogos, como GTA III (Multi) e a série Yakuza (PS2).

A virada do século

A partir dos anos 2000, os consoles ficaram muito mais poderosos, graças a incrível capacidade de processamento gráfico no PlayStation 2, a entrada da Microsoft no mercado dos games com o Xbox, e a Nintendo com seu pequeno Game Cube. Os jogos dessa época ficaram maiores, melhores e com muito mais conteúdo.

Grand Theft Auto III (Multi) chegou ao mercado em outubro de 2001, um mês após o mundo se chocar com os ataques terroristas ao World Trade Center, nos Estados Unidos. O jogo apresentava um mundo violento, no qual o jogador poderia atropelar pedestres, espancar e atirar em todos a sua volta. Apesar de toda a polêmica gerada pelo título, essa liberdade foi muito bem vinda, pois dava liberdade ao jogador, ele tinha a opção de fazer o que quisesse na hora que bem entendesse.

Durante os anos 2000 também saíram vários outros jogos que até hoje são referência para o subgênero , como Fable (XB/PC) e Assassin’s Creed(Multi). Aqui damos os primeiros passos rumo aos jogos de mundo aberto como conhecemos hoje.

A Revolução Online

Nessa época os jogos onlines já faziam sucesso e angariavam dezenas de milhares de jogadores contando com vários títulos, todos repletos de missões, cujas soluções eram variadas. Ragnarok(PC) foi lançado em 2002 e em pouco tempo explodiu no mundo todo, com várias atualizações e a adição de novos capítulos, que expandiam o mundo original.

Mas foi somente em 2004 que um dos maiores e mais proeminentes MMORPG foi lançado, World of Warcraft (PC), que em pouco tempo se tornou um dos games mais jogado no mundo. Mesmo com mais de uma década,Wow continua ativo, graças a adição de novos conteúdos e atualizações frequentes.

Foi também nessa época que Microsoft, Sony e Nintendo criaram seus serviços online, possibilitando novas maneiras de se jogar. Mas foram poucos os jogos que aproveitaram este recurso, o destaques fica por conta de Final Fantasy XI (Multi).

A evolução da criação

A partir de 2008, a Bethesda lança Fallout 3(Multi), que mudou a forma como vemos jogos de mundo aberto.O título é até hoje considerado um dos melhores jogos da franquia. Mas foi apenas três anos depois que saiu aquele que transformaria para sempre a história da a indústria de games, chegava ao mercado The Elder Scrolls V: Skyrim(Multi).

O game continua atual até hoje graças a sua grande base de modders que já colocaram de tudo dentro do jogo, desde a Keyblade de Sora, protagonista de Kingdom Hearts (PS2), até gráficos estilos desenhos animados. Isso aumentou a vida útil do jogo e o transformou em referência em jogos de mundo aberto medievais.

Já para os jogos cuja a história se passam na atualidade, Grand Theft Auto V (Multi) elevou o padrão mais uma vez, combinando uma excelente jogabilidade com uma história muito bem feita. Além disso ele possui vários mods que adicionam muitas coisas, como por exemplo a Hulkbuster do Homem de Ferro, ou barcos voadores, entre muitas outras coisas. Sem esquecer também que a sua desenvolvedora, a Rockstar, está sempre adicionando novos conteúdos para a jogatina online, mas infelizmente eles esqueceram a parte offline do jogo.

Várias empresas tentaram alcançar o que a Bethesda e a Rockstar conquistaram. A Ubisoft já tem o seu Assassin’s Creed consolidado a vários anos, mas eles queriam mais. Assim foi anunciado o ambicioso Watch Dogs (Multi), que prometia revolucionar a forma como interagimos com o mundo, mas a execução não foi tão bom quanto o prometido, as inovações prometidas não fizeram jus ao hype criado e o jogo sofreu um downgrade brutal se comparado com seus trailers. A empresa lançou a sequência do jogo que inovou se comparado com o jogo original, mas este que vos escreve achou o game um pouco fraco, mas isso fica para outro texto.

A gigante japonesa dos RPGs SquareEnix transformou Final Fantasy XV(Multi) em um jogo de mundo aberto onde tomamos as decisões. Isso mostra que os jogos em mundo aberto chegaram para ficar, tanto aqui no ocidente como no oriente.
A Sony agora através da sua subsidiária Guerrila Games, recém lançou o maravilhoso Horizon Zero Down(PS4), que têm dezenas de coisas para fazer e muitos lugares para explorar, ideal em jogos assim. Além dele, saiu também o aguardadíssimo The Legend of Zelda: Breath of the Wild(WiiU/Switch), que é uma volta às origens da franquia, e está recebendo as melhores notas e quebrando vários recordes, e tem tudo para ser um dos melhores jogos da história.

O futuro nos reserva diversos bons jogos que ainda estão desenvolvimento. A Rare está preparando o seu Sea of Thieves(XBO/PC), que promete misturar exploração marítima com a terrestre. A Sega vai realizar o retorno de Shenmue, além da aguardada sequência de Skyrim.

Um mundo infinito

Procurei abordar aqui apenas alguns principais títulos que compõem esse subgênero. Além disso a comunidade de modders pode sempre trazer novos ares aos jogos fazendo com que sejam relevantes por mais tempo, como nos exemplos da dos aqui com Skyrim e GTA V. Por fim, jogos em mundo aberto são a nova tendência Um dos grandes problemas, no entanto, são os altos custos de produção, Horizon Zero Dawn, por exemplo, custou 160 milhões de reais.

Nas próximas semanas vamos explorar mais profundamente cada uma das gerações de jogos que compõem essa história. Caso tenha curtido essa ideia, deixe o seu comentário, toda e qualquer sugestão é bem vinda.

Revisão: Manoel Siqueira

Um comentário:

  1. Talvez o tipo mais atrativo de jogo que exista atualmente, muito bacana a abordagem, aguardo os próximos textos sobre o assunto( pois é meu estilo de jogo favorito)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.