Header Ads

Jogos que não poderão ser jogados pelas próximas gerações

Há jogos que já são "impossíveis" de se jogar, seja de forma legal, ou mesmo de forma ilegal, dependendo de cada situação.


Emuladores são a resposta?

É curioso como o mundo evolui de uma forma estranha, e muitas vezes, excludente. E no mundo dos games, o que tem salvado bastante é a "emulação ilegal", para que a história dos games não seja perdida para sempre. O Arquivamento de fãs, para que um jogo não seja esquecido, acaba se tornando mais importante ainda quando uma empresa acaba falindo/fechando, afinal, quem quiser pesquisar sobre aquele jogo/software, vai ter aonde procurar? Não haverão meios oficiais, apenas os ditos "ilegais".

Pra piorar mais ainda a situação, há jogos que, depois de um tempo, saem das "lojas digitais", e mesmo quem havia comprado, não tem mais acesso, e com isso, vem o questionamento sobre "o que você compra não é realmente seu, é apenas por um tempo". E quando um jogo ainda não foi finalizado, e tem apenas um trailer, muito bom e jogável, e ele sair do ar? Os consoles aonde foram baixados e não foram deletados, acabam surgindo valendo uma fortuna, afinal, não há mais de onde baixar aquele demo jogável (caso de silent Hills Playable Trailer, por exemplo).

Scott Pilgrim

Em 2010, com a febre de Scott Pilgrim versus The World, tanto os quadrinhos quanto o filme, acabaramdando forças para surgir um ótimo Beat em up ao melhor estilo 16 bits para PS3. E após um tempo, saiu dos servidores, fazendo com que fosse impossível alguém ter a chance de jogar novamente, caso tivesse que procurar para baixar, já que a licença dos personagens ahvia expirado (o que não ocorre em caso de mídia física). Demorou-se 12 anos para que a empresa relançasse o jogo para as plataformas mais atuais (Steam, Nintendo Switch, PS4/PS5). Mas este foi um caso de extrema sorte, e foi uma excessão à regra, afinal, a maioria dos jogos que isso acaba acontecendo, não retornam, e suas empresas o esquecem de vez, memso que tenha uma legião de fãs pedindo, implorando, e oferecendo muito dinheiro para que o jogo volte a ser possível de ser comprado/jogado.

Vamos à outro exemplo: Sob a tutela da Konami, as Tartarugas Ninja apareceram em alguns dos melhores (e piores) jogos do final dos anos 80. Há muitos jogos das Tartarugas Ninja para amar daquela época, mas o que é geralmente considerado o melhor momento das tartarugas foi Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time. O beat 'em up de viagem no tempo tinha Leo, Raphael, Donatello e o festeiro Michelangelo pulando de um período de tempo para o próximo, a fim de salvar a Estátua da Liberdade do seu arqui-inimigo Shredder. Sim, essa é a trama real do jogo.

A perda da licença das Tartarugas Ninja pela Konami significava que joias como Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time estariam realmente perdidas no tempo, no entanto, a Ubisoft tentou resolver esse problema quando se tornou a nova editora das tartarugas em 2007. Lançado em 2009, Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled foi concebido como uma versão aprimorada e em 3D do jogo da Konami que todos conheciam e amavam... exceto que Re-Shelled parecia um esforço pela metade, com a apresentação, jogabilidade e som sendo simplificados em relação ao original. Infelizmente para os fãs das Tartarugas Ninja, eles nem sequer podem mais jogar a versão medíocre de Turtles in Time, já que a Ubisoft não possui mais a licença, e ao sair dos servidores das lojas digitais, o jogo agora é dado como 'inexistente".


Vantagens Exclusivas do Colecionismo

Ah, a alegria de ser um colecionador de jogos em mídia física é uma experiência incomparável! Vamos explorar algumas das vantagens que tornam esse hobby tão especial e cativante:

  • Sentimento de Posse: Ter uma cópia física de um jogo traz uma sensação tangível de posse, permitindo que você sinta o peso do seu investimento e admire a beleza da arte da capa, do manual e do disco.
  • Valor Histórico e Cultural: Os jogos físicos muitas vezes incluem elementos extras, como artworks, trilhas sonoras exclusivas, mapas e outros conteúdos especiais que enriquecem a experiência do colecionador e contribuem para a preservação da história dos jogos.
  • Resgate de Memórias: Colecionar jogos físicos permite reviver as memórias de quando você os comprou, jogou e completou pela primeira vez. Cada título na sua prateleira conta uma história única e pessoal.
  • Coleção Exclusiva e Personalizada: Montar uma coleção física permite que você crie uma biblioteca de jogos que representam os seus gostos, interesses e experiências únicas. É como montar uma galeria de arte que reflete a sua personalidade.
  • Valorização e Investimento: Alguns jogos físicos se tornam raridades ao longo do tempo, podendo aumentar significativamente de valor. Investir em títulos de qualidade pode se tornar uma forma de crescimento do seu patrimônio pessoal.
  • Preservação da História dos Jogos: Ao guardar e cuidar dos jogos físicos, você contribui para a preservação da história dos videogames, garantindo que as gerações futuras possam apreciar e estudar a evolução dos jogos eletrônicos.

Então, se você é um amante de videogames e aprecia a arte, a nostalgia e a singularidade que os jogos físicos oferecem, entrar no mundo do colecionismo pode ser uma decisão incrível para enriquecer sua experiência gamer e satisfazer seu lado colecionador. Não perca a oportunidade de construir uma coleção que seja verdadeiramente sua e que traga alegria e orgulho sempre que você a observar.

A Ascensão e Queda do SwapNote

O Nintendo 3DS sempre foi um console portátil querido por muitos jogadores. No entanto, muitos novos proprietários podem não estar cientes de um aplicativo único que marcou os primeiros dias do sistema - o SwapNote. Esta aplicação inovadora permitia aos usuários trocar mensagens manuscritas e desenhadas, trazendo um toque de personalização à comunicação digital.

No centro do charme do SwapNote estava sua simpática mascote Mii, Nikki, que guiava os jogadores através dos recursos e atualizações do aplicativo. Nikki rapidamente se tornou um personagem favorito dos fãs, inspirando uma onda de arte dos fãs globalmente, especialmente no Japão.

Apesar de sua popularidade e uso inovador das capacidades do 3DS, o SwapNote teve um fim precoce em 2013. A Nintendo tomou a decisão drástica de encerrar o aplicativo devido a relatos de mau uso, com conteúdo ofensivo sendo circulado entre o público jovem da plataforma.

Em resposta ao fechamento do SwapNote, a Nintendo introduziu um sucessor espiritual em 2016 - o Swapdoodle. Este novo aplicativo visava recapturar o espírito da comunicação criativa e ao mesmo tempo abordar as preocupações com segurança que assolaram seu predecessor. Felizmente, o Swapdoodle até agora permaneceu livre dos problemas que levaram à queda do SwapNote.

A história do SwapNote serve como um lembrete do delicado equilíbrio entre fomentar a criatividade e garantir um ambiente online seguro, especialmente para usuários mais jovens. As ações da Nintendo destacam o compromisso da empresa em proteger sua comunidade, ao mesmo tempo em que continua inovando e oferecendo experiências únicas em suas plataformas de jogos.

Em abril de 2024, todos os servidores de Nintendo Wii e 3DS serão fechados para sempre. O Poké Transporter continuará funcionando (por sorte). Certifique-se de encontrar negociadores para ajudá-lo a obter todos os Pokémon que deseja: Pokémon com Habilidade Oculta, exclusivos de versão, lendários que não pode capturar, etc.

Além disso, o Nintendo Badge Arcade foi mencionado e tenho quase certeza de que o Swapdoodle funcionava com Wi-Fi também (embora provavelmente haja também uma opção Streetpass). SwapNote era muito querido, e nem de forma de "download ilegal" é possível ser utilizado nos dias atuais, então, precisaremos torcer muito para que o SwapDoodle continue funcionando, mesmo sem o uso dos servidores da Nintendo.


Simpsons Temporário?

É surpreendente como um jogo tão icônico como o The Simpsons Arcade Game pode ser perdido para sempre devido a questões de licenciamento. A Konami presenteou os fãs com a oportunidade de reviver a nostalgia ao relançar o jogo para o PSN e Xbox Live em 2012. Contudo, a triste realidade é que, por questões legais, a licença de uso expirou em 2013 e o jogo foi retirado do mercado digital.

A importância de manter uma forma de preservar e permitir que jogos clássicos como esse possam continuar sendo apreciados pelas gerações futuras não pode ser subestimada. Em plataformas digitais, a natureza efêmera das licenças pode resultar na perda de acesso a experiências de jogo adoradas por muitos. É crucial encontrar maneiras de garantir a permanência e a acessibilidade a títulos significativos como o The Simpsons Arcade Game, para que eles não sejam perdidos no limbo digital, impedindo que os jogadores futuros compartilhem da mesma alegria e diversão que tantos apreciaram no passado.

É hora de refletir sobre como proteger e preservar o legado dos jogos clássicos, para que não corram o risco de desaparecer da memória dos fãs e entusiastas. Infelizmente, a era digital traz consigo desafios únicos que requerem soluções inovadoras para garantir que os jogos adorados possam ser desfrutados legalmente e eternamente.

SEGA e Ferrari

Se há algo pelo qual a Sega é reconhecida, além do Sonic the Hedgehog, seriam seus excelentes jogos de fliperama. Em 2009, a Sega lançou mais um título em sua série de corrida de fliperama, OutRun, e o disponibilizou digitalmente no Xbox 360 e no PS3. Desenvolvido pela Sumo Digital (Sonic & All-Stars Racing Transformed), OutRun Online Arcade continuou as corridas emocionantes da série, oferecendo também modos competitivos multijogador online.

Outrun Online Arcade não era apenas um jogo divertido de se jogar, era também agradável aos olhos. Os supercarros Ferrari eram visualmente atraentes e se comportavam como uma maravilha. Infelizmente, uma vez que a licença da Ferrari da Sega acabou, o jogo de corrida de fliperama foi retirado das prateleiras digitais. Essa situação destaca a importância da mídia física como uma alternativa viável. Criar versões físicas de jogos, como discos físicos ou cartuchos, pode garantir que as futuras gerações tenham acesso a essas experiências clássicas, mesmo que licenças digitais expirem ou sejam retiradas do mercado.

Dessa forma, a distribuição em mídia física pode preservar jogos como OutRun Online Arcade para que as pessoas possam desfrutar da jogabilidade e da nostalgia desses títulos no futuro, sem depender exclusivamente de plataformas digitais sujeitas a restrições de licença. 


As vantagens e desvantagens de cada tipo de mídia física

Cartuchos:

Vantagens:

  1. Durabilidade: Os cartuchos são mais duráveis do que os CDs/DVDs, pois não são suscetíveis a arranhões ou danos causados por quedas.
  2. Tempo de carregamento: Os jogos em cartuchos tendem a ter tempos de carregamento mais curtos, já que não precisam ser lidos de forma sequencial como nos CDs/DVDs.
  3. Resistência ao tempo: Os cartuchos são menos propensos à deterioração ao longo do tempo em comparação com CDs/DVDs, que podem sofrer com oxidação ou delaminação.

Desvantagens:

  1. Menor capacidade: Os cartuchos geralmente têm capacidade de armazenamento mais limitada do que os CDs/DVDs, o que pode restringir a quantidade de conteúdo que um jogo pode ter.
  2. Custo de produção: Os cartuchos tendem a ser mais caros de serem produzidos em comparação com os CDs/DVDs, o que pode influenciar no preço final do jogo.

CDs/DVDs:

Vantagens:

  1. Capacidade de armazenamento: CDs/DVDs têm uma capacidade maior de armazenamento em comparação com os cartuchos, permitindo maior quantidade de conteúdo nos jogos.
  2. Custo de produção: Os CDs/DVDs são geralmente mais baratos de serem produzidos do que os cartuchos, o que pode resultar em preços mais acessíveis para os consumidores.
  3. Facilidade de produção em massa: Duplicar CDs/DVDs é um processo mais fácil e rápido do que produzir cartuchos, tornando a distribuição em massa mais conveniente.

Desvantagens:

  1. Durabilidade: CDs/DVDs são mais suscetíveis a arranhões e danos físicos, o que pode comprometer a capacidade de leitura do jogo.
  2. Tempo de carregamento: Os jogos em CDs/DVDs podem ter tempos de carregamento mais longos devido à leitura sequencial dos dados.

Em resumo, os cartuchos tendem a ser mais robustos e rápidos, mas com menor capacidade e custo de produção mais alto. Enquanto os CDs/DVDs oferecem maior capacidade, facilidade de reprodução e custo mais baixo, mas são menos duráveis e podem ter tempos de carregamento mais longos. A escolha entre os dois tipos de mídia física pode depender das necessidades específicas do desenvolvedor do jogo e das preferências dos jogadores.

Nos dias atuais, porém, a mídia física no formato cartucho evoluiu drasticamente, chegando a aumentar (e muito) a capacidade de armazenamento e velocidade, com material não tão caro, com isso barateando os custos, sendo uma ótima opção contra discos (CD/DVD/Bluray).

Não é à toa que o colecionismo e a mídia física se tornam cada vez mais importantes, mesmo que CEOs e chefões de grandes empresas digam coisas como "espero que a mídia física acabe" e "quando você compra, o jogo não é seu, você só tem uma licença para jogar por um tempo". Na verdade, isso apenas dá mais força ainda ao colecionismo e à importância da existência de mídias físicas (claro, principalmente para jogos que valham a pena serem lembrados).

Mas, diga nos comentários, qual a sua opinião sobre o assunto? Você coleciona algo? Você cria jogos? Como se vê, em relação aos games, daqui a alguns anos?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.