Header Ads

Console Wars chegando ao fim (parte 1)

Seria agora o fim da Console Wars?

Console Wars, ou mais conhecida como guerra de consoles , foi um periodo que abrangeu os anos 90 até nos dias atuais, onde as gigantes da industria de jogos competiam para ver qual seria o console mais poderoso da época. Isso era tão serio que ate mesmo os fãs compravam briga para defender o console do coração, quase da mesma forma que um time de futebol. Lá nos anos noventa tínhamos a guerra Sega X Nintendo para ver qual console era o melhor, um pouco depois em 1994 a Sony entra nessa guerra com seu console, com um layout para os jogos diferente dos cartuchos de Master System/Super Nes, esse console chegava com uma novidade, os jogos não precisavam mais de cartuchos, agora vinham em CDs (assim como o Sega CD, porém com jogos 3D), e com isso, a Sony entrou na guerra com seu Playstation 1, a Sega logo em seguida vendo que a Sony representava uma ameaça desenvolveu o Sega Saturn, e a Nintendo perto dos anos 2000 fez o Game Cube.

Em 2001 a Microsoft entra no conflito com seu novo console o XBOX. Nessa primeira fase a Sega sucumbiu a console wars, saiu do ramo de consoles e focou em seus jogos (Sonic por exemplo).

A partir dos Anos 2000, Microsoft, Sony e a Nintendo combateram lançando seus consoles novos PS2, XBOX 360, Wii, esse console criado pela nintendo trazia uma inovação jamais vista, controle dos jogos usando o corpo, que de fato foi uma surpresa inesperada para a Sony e a Microsoft, já que não existia algo desse nivel no mundo dos consoles. A Microsoft, ao ver o Wii, desenvolveu o Kinect (inicialmente conhecido como "Projeto Natal"), que inovou novamente ao não necessitar de um controle para comandar o jogo, enquanto a Sony, com o PS3, criou o PS Move.

Na decada passada, os desenvolvedores começaram a criar jogos crossplatform, que como o nome já diz, são servidores que abrangem todas as versões de um jogo independente da plataforma, a guerra começa a ver o inicio de seu fim, já que os desenvolvedores começaram a focar os esforços em ter servidores compartilhados entre as diversas plataformas do mesmo jogo

Agora, com essa tendência do crossplatform, os consoles irão focar mais em seus hardwares e servidores para poder comportar os jogos, para que possamos ter uma fluidez melhor na comunicação entre consoles

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.