Header Ads

[Review] Penny Punching Princess (Multi): A vitória do capitalismo!

Pequena, porradeira e gastona.



Meu falecido avô costumava utilizar um provérbio um tanto quanto pesado para ilustrar como algumas pessoas são fanáticas por dinheiro. O ensinamento dizia: “O dinheiro faz até o diabo rezar”. Esse ditado pode ser muitíssimo bem aplicado em Penny Punching Princess, jogo de luta beat 'em up desenvolvido pela Nippon Ichi Software que, em seu portfólio, conta com grandes nomes como as séries Disgaea e Cladun.


A loba de Wall Street

Os jogos da Nippon Ichi Software costumam ter altas doses de humor e situações um tanto quanto bizarras. No caso de Penny Punching Princess isso não é diferente. A história gira em torno de uma princesa sem nome que, em virtude das dívidas acumuladas por seu pai, acabou perdendo tudo: família, reino e toda a sua doçura. Buscando vingança ela resolve ir atrás dos “agiotas”, mais conhecidos como família Dragoloan, para fazer justiça com as próprias mãos.

A trama gira, basicamente, em torno dessa premissa. Para auxiliar a entender a história temos os comentários do fiel escudeiro da herdeira do trono, o escaravelho de gravata borboleta Sebastian. Além de dar dicas o fiel porta-voz serve como um dos grandes alívios cômicos do jogo.
O sempre elegante Sebastian será o seu porta-voz durante a aventura


Todo inimigo tem seu preço

A despeito da história simples, Penny Punching Princess conta com um elaborado sistema de batalhas. Nossa realeza é capaz de derrubar seus inimigos com socos, magias e com versátil ferramenta presente na vida de quase todas as pessoas que lidam com dinheiro: a calculadora!

Ao percorrer os labirintos, é preciso ficar atento a possíveis oportunidades de coletar dinheiro. Ao abrir o menu da calculadora é possível comprar desde pontos de cura (sim, até os pontos de cura custam dinheiro aqui) a subornar inimigos para que venham para o seu lado por um breve momento. É possível comprar até mesmo armadilhas, encontradas na fase, para triturar seus inimigos sem dó nem piedade.

Mesmo com tantos golpes e recursos, a dificuldade do jogo é alta

Abrir a calculadora fará com que preços apareçam cima das cabeças dos inimigos e armadilhas. Pagando o valor correspondente o inimigo passa para o seu lado e lhe fornece de um a cinco ataques especiais. Apesar da Nippon Ichi Software ter elaborado um sistema onde é preciso esperar a bateria da calculadora recarregar para utiliza-la novamente (e assim evitar possíveis apelações) o jogo não para quando a calculadora é aberta. Isso significa que, ao utiliza-la, é preciso ficar atento ao valor inserido, o inimigo que será comprado e correr dos outros adversários com a princesa, ocasionando possíveis bagunças na tela, principalmente em estágios onde os desafiantes virão em grande número. 

O jogo é dividido em capítulos com cinco partes cada. Além de derrotar os inimigos é preciso encontrar baús dourados espalhados em cada tela. No final de cada estágio é possível obter notas de acordo com o seu desempenho. Para aumentar sua avaliação é preciso encontrar os baús dourados espalhados em cada fase. Utilizar armadilhas da tela para derrotar inimigos também ajuda a aumentar o ranking por isso coletar dinheiro e subornar quem for possível se torna algo tão importante.

A calculadora é o item mais importante do jogo

Os pontos, ganhos ao concluir uma fase, podem ser utilizados para aumentar HP (vida), ataque, defesa e velocidade, entre outros atributos. Já os inimigos subornados, depois de esgotarem seus ataques no estágio, podem ser acumulados para serem transformados em armaduras para a princesa. Cada armadura habilita um ataque especial diferente.

Veredito

Penny Punching Princess é um jogo que diverte e oferece um desafio de nível moderado. As diversas combinações de golpes, aliados a possibilidade de utilizar inimigos e armadilhas, evitam que as batalhas fiquem enjoativas

Qualidades

  • Ação frenética;
  • Uma grande variedade de magias e golpes para aprender;
  • Progressão cativante.

Defeitos

  • Ao abrir a calculadora, o jogo não para, dificultando a jogabilidade em momentos com muitos inimigos na tela;
  • Dificuldade muito acima da média do jogo em alguns trechos específicos.
  •  
     
Penny Punching Princess - Nintendo Switch/PS Vita - Nota 7.0


Fábio Marcondes Pedroso, conhecido também como Fábio Laudonio, é jornalista e trabalha escrevendo para revistas científicas de engenharia. Quando não está redigindo algo divide o seu tempo entre séries do Netflix, futebol e games, não necessariamente nessa ordem. Atualmente está aprendendo a tocar violão e espera, algum dia, poder tocar uma música inteira de forma decente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.