Header Ads

[Review] Phantom Trigger (Multi) - Frenético e cheio de alma

O que acontece quando um homem medíocre se torna um grande guerreiro e precisa salvar dois universos de se colidirem? Você é capaz de ser este homem?

Phantom Trigger, a princípio, parece simples por ter gráficos retrô, porém, ele é bem mais complexo e carregado de história e emoções do que podemos imaginar. Um RPG roguelike bem intenso, e  não apenas isso, um jogo que pode te fazer repensar o modo como você vive e é inserido no mundo virtual ao jogar um videogame.

Uma vida dupla

No jogo você controla Stan, um cara simples, em um mundo similar ao nosso, de hábitos simples, um trabalhador comum do mundo real e ordinariamente chato. Enquanto no mundo virtual, ele é Outsider, um poderoso guerreiro, bem diferente de sua contraparte da Terra.

Certo dia, conversando na cozinha com sua esposa, ele começa a ter um profundo e intenso devaneio. Quando acorda, se vê em uma embarcação, em uma dimensão diferente e aterrorizante demais para acreditar em si mesmo.

Logo que desembarca, se depara com um homem sapo, que passa diversas informações cruciais, dentre elas, a que diz que você precisa encontrar uma árvore que lhe fornecerá uma espada para começar esta grande aventura.


Arrebentando tudo

O jogo parece uma viagem de LSD, mas tudo isso faz parte deste jogo com elementos de RPG e Roguelike, conhecido como "Neon Slasher". Agora, você vai passar grande parte de seu tempo lutando contra demônios, atravessando misteriosos portais, tendo flashbacks de vida cotidiana como Stan, e aos poucos, percebendo as ligações, entre as situações extremas e grandes reviravoltas, que lhe farão acabar amando ou odiando (mas, bem provável que seja a primeira opção) este jogo, que traz sugestões bem fortes sobre o seu destino, dentro e fora da vida virtual.

O jogo traz uma melhor experiência com o uso de um controle, mesmo ele sendo possível de ser jogado com teclado. Você tem aqui uma incrível jogabilidade para aproveitar, comandos que respondem bem, criando combos de ataque, esquivando, defendendo, e logicamente, desenvolvendo estratégias para se defender e derrotar os oponentes. Sempre que você alcança um novo nível com alguma arma, você consegue desbloquear combos incríveis.

Com um total de cinco mapas, com características bem próprias, fazendo com que o jogo não fique repetitivo, um ótimo ponto positivo para quem quer algo diferente à medida que vai jogando. Há diversos quebra-cabeças pelo caminho, alguns necessários para destrancar portas e desbloquear caminhos. Diferente dos jogos casuais atuais, não há um mini mapa ou alguma seta sinalizadora para você saber para indicar a direção, fazendo com que o desafio seja mais gratificante, já que você precisa descobrir na raça qual o caminho que deve seguir. Porém, há alguns checkpoints que restauram energia, o que é vantajoso, visto que este jogo é razoavelmente difícil, dependendo do seu nível como jogador (se você joga bem ou não).


Se você for do tipo que gosta de explorar o mapa, ao invés de fazer speedrun, você será recompensado com muito mais experiência e itens para personagens secundários, que podem lhe ajudar muito na sua trajetória, além de dar um complemento extra à sua história.

Você pode encontrar alguns dos personagens em um lobby, como Toad, por exemplo. Assim como em Chrono Trigger, você pode entrar lá para descansar, ou entrar em outros portais, se assim preferir. O legal é que você jamais fica sozinho no jogo, pois, poderá jogar em cooperativo local com um amigo, porém, ambos dividem a mesma vida.

Muito além de uma grande jornada

Com um chefe final e quatro finais alternativos. A desenvolvedora realiza atualizações constantes que corrigem pequenos erros. Infelizmente temos apenas 16 conquistas, número considerado baixo para os padrões atuais.

O jogo é envolvente, com gráficos lindos em estilo 8 a 16 bits, trilha sonora que casa bem com o clima da história,  rica em detalhes, além de cores vivas que dariam orgulho à todo designer de personagens, além de cenários dos anos 80 e 90.


Qualidades

  • Rico em detalhes e ambientação;
  • Trilha sonora e efeitos sonoros impecáveis;
  • Finais alternativos;
  • gráficos retrô bem definidos e em cores vivas;
  • História rica e consistente;
  • Jogabilidade fluida.

Defeitos

  • Poucas conquistas;
  • Ausência de elementos que indiquem o caminho a se seguir.

Phantom Trigger - PC/Switch - Nota: 8,5

Revisão: Ailton Bueno

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.