Header Ads

[Review] Renowned Explorers: International Society (PC) te transforma em um explorador lendário!

Viaje ao redor do mundo, encontre tesouros e ganhe fama, muita fama.

Será essa a volta do Lord Helix?




Renowned Explorers: International Society - RE:IS (PC) é um jogo de aventura, estratégia em turnos, exploração, e ainda dá a opção de ser roguelike. Feito pela Abbey Games, a premissa do jogo me pareceu simples: é necessário montar um time de exploradores que irão circular o mundo atrás de lugares arqueologicamente relevantes, em busca de tesouros, descobertas e, principalmente, renome. Talvez tenham lembrado de Indiana Jones, como eu, e não estão errados. Os lugares que irão visitar variam desde tumbas faraônicas no Egito até castelos escoceses, da América do Sul até a Ásia e de volta. Engraçado como os inimigos que encontramos incluem piratas amaldiçoados, dinossauros perdidos e até tocadores de gaita. Alguns elementos lembram Faster Than Light (PC/iOS) e até Darkest Dungeon (PC/Playstation 4/Vita).

Entre a exploração de mapas, gerenciamento de recursos, e aquisição de pesquisas e dinheiro, que poderão ser usados para comprar melhorias, tive que escolher quais as opções que melhor iriam ajudar-me naqueles momentos e mais à frente. Fica mais difícil quando as explorações são feitas em locais de nível mais alto, então o ideal é preparar-se para começar do início caso não consiga resolver algum desafio quase impossível. Esse nível de administração de recursos agradou bastante, pois ao mesmo tempo em que adiciona estratégia e profundidade, não torna o jogo desnecessariamente difícil.

Uma coreana, um francês e uma australiana. O que poderia dar errado?


Estamos prontos, capitão!

A trilha sonora do jogo não é marcante. Passei a maior parte do tempo sem nem perceber que havia algo tocando no fundo. É como se não fizesse diferença alguma. Combina com o tema, mas é facilmente reposta por sua trilha sonora preferida no Youtube. É possível tirar completamente o som do jogo e não sentir falta.

O visual me atraiu bastante, sendo colorido e divertido, o que combina muito bem com o tema e clima do game. Os ícones são fáceis de enxergar, os traços são bem delineados e as animações fluidas são um bom adicional. Os gráficos, aliados ao humor que também está presente, me ajudaram a ver o quão casuais e divertidas eram as aventuras. Porém, RE:IS não é feito só de aparências, pois muitas mecânicas de evolução da tripulação adicionam bastante profundidade ao que parece, inicialmente, raso.

Mais respeito com a necromante!



Xingar ou elogiar, eis a questão

As mecânicas de combate são bem interessantes: não somente os exploradores possuem um tabuleiro onde os personagens se movem, como em outros jogos táticos, mas também existem três tipos de ataques que podem ser usados para eliminar os adversários. Ataques Físicos, onde os personagens machucam na base do soco e armas, e ataques verbais, que são divididos em Amigáveis e Provocantes, onde os adversários trocam elogios ou impropérios. É engraçado quando os inimigos se aliam à causa ou saem chorando quando são derrotados. Cada alvo pode possuir resistências e fraquezas a tipos específicos de dano, então cabe ao jogador analisar as opções e escolher qual o melhor curso para o combate. A quantidade de vezes em que cada tipo de ataque é feita também influencia o clima da batalha, o que pode trazer benefícios para sua equipe, ou destruí-la com penalidades.

Algo muito interessante em RE:IS é a fluidez de uma partida. São rápidas por consistirem de apenas cinco explorações, mas cada uma pode ser feita com times diferentes. Cada personagem possui características que podem ser combinadas com outros para se criar um trio que seja balanceado ou que seja excelente em um aspecto. A cada partida, fiquei curioso para saber como certos exploradores iriam interagir juntos, pois a posição de capitão concede habilidades extras únicas para quem estiver na posição.

Mesmo com todo os lados positivos, não posso deixar passar algo que me incomodou bastante: cancelar ações. É possível verificar quanto dano você irá causar no oponente antes de confirmar o ataque. Por um lado, isso é ótimo para calcular qual ataque seria mais eficaz, qual personagem usar etc. Contudo, muitas vezes me vi atacando um alvo que não queria, simplesmente porque o jogo não cancelou o ataque quando pedi. Existem combates em que um erro é suficiente para acabar com toda a estratégia, e isso definitivamente foi um peso na hora de avançar nas explorações.

Sempre quis brincar com um dinossauro carnívoro e amigável.


Acabou-se o que era doce

Renowned Explorers é um jogo cuja premissa não me parecia interessante até começar a jogá-lo. As explorações, mecânicas de combate, lojas para comprar melhorias, pesquisas, tesouros encontrados, cada pedacinho pequeno, ao ser somado, tornou o jogo bem interessante e desafiador. Com vários níveis de dificuldade e até a opção de tornar o gameplay roguelike ou não, o game tem tudo para surpreender.

Qualidades:

  • Os desenvolvedores são ativos na comunidade, ou seja;
  • Teve bastante conteúdo extra lançado;
  • Boosters no fim da campanha adicionam mais conteúdo;
  • Humor.

Defeitos:

  • Os menus ficam cortados em monitores standard;
  • Comandos com o mouse nem sempre funcionam;
  • Trilha sonora descartável;
  • Deveria ter mais lugares para explorar.

Renowned Explorers: International Society — PC — Nota: 9

Revisão: Douglas Fubarion Marciano

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a versão de PC.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.