Header Ads

[Review] Tankblitz (PC): O exército de um tanque só

Pilote tanques de última geração e salve o dia, como nos filmes de Hollywood.


Atenção soldado, código vermelho. Nossos inimigos estão formando um exército gigantesco com as mais poderosas armas de destruição em massa que já existiram. Para combater essa ameaça nós desenvolvemos o que há de mais avançado na tecnologia de tanques de guerra e você foi o escolhido para pilotar essa belezinha. Não se sinta pressionado, soldado, mas toda a nação depende da sua vitória. Câmbio e desligo!

Pegue a pipoca, ajeite-se na poltrona e prepare-se para altas aventuras com um piloto de tanque muito louco, aprontando altas confusões para salvar o dia. Se Tankblitz (PC) fosse um filme, ele seria exibido no programa Sessão da Tarde da Globo.

Desenvolvido por Onur Vural e Leigh Christian, esse shoot'em up vai testar sua pontaria e agilidade numa guerra de um homem só, ou melhor dizendo, de um tanque só.

Cinema em Casa ou Sessão da Tarde?

O enredo de Tankblitz nos é apresentado em formato de HQ. Assim que o game começa, nós presenciamos o Secretário de Defesa conversando com o Gerenal Grant, que estava incumbido de encontrar um voluntário para o projeto T1, que acabara de ser aprovado.

Para a surpresa do Secretário de Defesa, nenhum soldado queria arriscar a vida pelo seu país, ao menos nenhum soldado em sã consciência. É nesse momento que o General Grant revela que apenas um homem teria "culhões" para essa missão.

Esse bravo soldado era o melhor piloto de tanques das forças armadas, ele já havia se provado digno quando derrotou sozinho uma base inimiga, apenas com seu tanque de guerra, porém, em outra ocasião, ele tentou abater um porta-aviões — com o mesmo veículo.

Acusado de insanidade, nosso herói foi mandado para o hospício, mas logo é recrutado General Grant, pois por sua faculdades mentais abaladas, Johny é o candidato perfeito para o trabalho de suas faculdades.

Esse é o enredo de Tankblitz — um soldado lunático, mestre na pilotagem de tanques de guerra, dopado de remédios tarja preta, a frente de uma missão suicida e armado com o projeto mais mortífero do governo.

A ofensiva

O game nos desafia a concluir doze missões divididas em quatro zonas. As missões inicias estão localizadas no litoral e as subsequentes vão adentrando o continente conforme avançamos no jogo. Cada área possui temática própria e é guardada por um Chefe.

Todas as missões podem ser refeitas, o que é fundamental para a progressão do game. Toda vez que se conclui uma missão — sendo bem sucedida ou não —, ganha-se money e bonds, as moedas correntes do jogo. Ambas podem ser usadas para comprar aprimoramentos para o tanque, porém, o primeiro serve para comprar os itens básicos, enquanto o segundo equipamentos mais poderosos.

O game possui três dificuldades, quanto mais difícil, mais benefícios:
  • Normal: destinado para jogadores iniciantes. Os inimigos são fracos e a munição é abundante;
  • Hard: para jogadores experientes. Inimigos são mais resistentes e a munição é moderada. Nessa dificuldade ganha-se 25% a mais de money.
  • Expert: voltado para jogadores "duro de matar". Os inimigos são letais e a munição é escassa. Nessa dificuldade ganha-se 50% a mais de money.
Repetir as missões na dificuldade expert é método mais fácil de equipar seu tanque.

Não sobra pedra sobre pedra

Vários elementos do cenário são destrutíveis, tanto pelos seus ataques quanto pelas investidas inimigos. É preciso ter pensamento estratégico para poder tirar proveito do cenário, seja se protegendo ou revelando inimigos.

A munição de Tankblitz não é infinita, mas pode-se encontrar estoques generosos de munição dentro de caixas espalhadas pelo mapa ou em locais secretos, destruindo casas ou árvores. Muitas vezes é melhor atropelar a infantaria inimiga do que desperdiçar munição.

O poderio inimigo não é dos mais fracos, em seu caminho, além da infantaria, você confrontará jipes armados com metralhadoras, tanques, lançadores de mísseis, helicópteros e até navios de guerra.

O projeto T1

No começo do game nós controlamos o tanque T1-Venon, um projeto experimental e muito versátil. Conforme avançamos no jogo, são liberados novos modelos, até um total de quatro — basicamente, um para cada zona.

Os tanques são equipados com três armas primárias: canhão, metralhadora e morteiro. Cada inimigo possui vulnerabilidade para um tipo de arma. É preciso usa-las estrategicamente, pois alguns inimigos estão em terreno elevado ou protegidos por barricadas.

Cada tanque possui sua singularidade. O T1-Venon é o mais versátil e mais fraco também. O T2-Tempest é focado no uso da metralhadora. T3-Mammoth é o verdadeiro tanque, possuindo a maior defesa de todos e o T4-Zenith é o mais tecnológico e com maior poder de fogo.

Os aperfeiçoamentos não só aumentam o poder do tanque, como também modificam sua aparência. Um tanque completamente aprimorado ganha um visual mais robusto e "badass". Os aperfeiçoamentos aprimoram as armas primárias, a vida, o escudo, a velocidade de movimento do tanque, a velocidade do projétil das armas e muito mais. Ao todo são 36 aperfeiçoamentos em cada tanque.

Medalha de Honra

Tankblitz é um game curto, porém divertido e confortável de se jogar. Os comandos respondem bem, o que torna a experiência bem gratificante. O enredo clichê no melhor estilo "exército de um homem só" cria um clima de aventura leve e discontraído, tornando a repetição das fases menos angustiantes, o que é algo bom, pois o que vai te prender nesse game após conclui-lo, é equipar todos os tanques e realizar todas conquistas.

Qualidades:

  • Boa resposta dos comandos;
  • Desafiador e divertido;
  • Engraçado.

Defeitos:

  • Poucas missões e fases curtas;
  • Repetição frenética para poder comprar todos os aprimoramentos.

Tankblitz — PC— Nota: 7.5

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a versão de PC.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.