Header Ads

[Histórico] Xbox: A origem da caixa

Descubra como a ideia de um homem mudou para sempre o mercado de jogos eletrônicos.


Na virada do século, a gigante dos computadores, Microsoft, anunciou sua entrada no concorrido mercado de jogos eletrônicos. O console, que foi batizado de Xbox, é fruto da mente de apenas um homem e  sua equipe, e também dá benção de Bill Gates. Para conhecer um pouco mais essa história, vamos voltar até fim do século XX.

Como tudo começou

Em 1998 chegava às prateleiras Jurassic Park: Trespasser (PC) de Seamus Blackley. O jogo foi odiado por parte dos fãs da franquia cinematográfica, que não entenderam a sua ideia ou simplesmente não apreciaram a experiência. Foi nesse momento que o desenvolvedor pensou que sua carreira na área havia chegado ao fim.

No ano seguinte, Seamus passou a integrar a equipe da hoje famosa ferramenta DirectX. Enquanto isso, começaram a circular alguns rumores de que a Sony  anunciaria o sucessor do PlayStation. Há pouco tempo, o mercado havia sido marcado  pela disputa entre Sony, Nintendo e Sega. No mesmo ano, a Big N anunciou seu novo console, o GameCube, enquanto a Sega já havia lançado o Dreamcast.

Isso plantou uma ideia em Seamus, que achava que a Microsoft era a empresa ideal para investir nesse mercado. Em um certo momento, ele estava em um avião há muitos quilômetros do chão até algo lhe ocorreu, e a sua primeira ação foi ligar para seu amigo Kevin Baucus, gerente de projetos na DirectX, e contar sua ideia de desenvolver um console. Baucus ficou bastante animado com o projeto. Posteriormente, a ideia foi apresentada a Ted Hase e, finalmente, ao líder de projetos da DirectX, Otto Berkes. Os quatro desenvolveram a proposta e foram até Ed Fries, que era o líder da divisão de games da Microsoft na época. Fries que apoiou o projeto, formando assim o time da DirectXbox.

O Xbox toma forma

A partir daí, os membros do time começaram a participar de todas as reuniões possíveis, sempre tentando levar seu console para os mais altos escalões da empresa. Durante o processo, a equipe de marketing sugeriu mudar  o nome do aparelho simplesmente para Xbox. A ideia foi crescendo, até chegar aos ouvidos de Bill Gates.

O pai do Windows ficou extremamente empolgado ao saber desse projeto, e vislumbrou uma nova oportunidade de negócio, uma vez que que a Sony estava atraindo grandes produtoras de jogos e firmando contratos de exclusividades. Bill aprovou a ideia e passou a apoiar o projeto, levando uma grande quantidade de profissionais a se dedicar ao desenvolvimento do console.

A equipe passou então a se encontrar com várias desenvolvedoras e a grande maioria considerou a proposta promissora, logo se uniram ao projeto, prometendo jogos e suporte para o vindouro console. A reunião final, na qual seria decidido se o Xbox de fato seria lançado, foi marcada para 14 de fevereiro, dia dos namorados nos Estados Unidos.

Esse encontro foi conduzida por Bill Gates e Steve Ballmer, que na época era presidente executivo da companhia. Ambos encheram a equipe de dúvidas e indagações, afinal, entrar em um novo mercado demanda tempo e principalmente muito capital. A situação foi tensa até os últimos cinco minutos, quando receberam o aval para a criação do console.

A Caixinha chega ao mercado

Na GDC 2000, Bill Gates foi ao palco anunciar o Xbox, que foi o responsável pela entrada da Microsoft no concorrido mercado de consoles caseiros . Um processo difícil e  arriscado, uma vez que a equipe teria pouco tempo para por em prática e testar tudo o que havia sido planejado.


O design do aparelho foi pensado para mostrar poder e afastar  Microsoft era para os PCs na época. O controle original do aparelho, no entanto, era grande demais para mãos dos jogadores, por essa razão, posteriormente, foi adotado  um novo modelo, pensado para o mercado japonês. A partir daí, o joystick se tornou levemente menor e mais fácil de se segurar.

Foi então que finalmente, no dia 15 de novembro de 2001, chegou às lojas dos Estados Unidos o Xbox, ao valor de $299 dólares. O console era dotado de um hardware robusto composto de um HD de 8 GB, processador Intel de 733 MHz com uma placa de vídeo de 250 MHz NVidia XGP. Além disso, continha 64 MB de memória RAM, áudio em 3D, conexão a Internet banda larga e leitor de DVD de dupla camada, que podia, inclusive, reproduzir filmes.

O aparelho alcançou a marca de 500 mil cópias vendidas em sua semana de lançamento e um total de 1.5 milhão em seu primeiro mês de vida,  superando o recém lançado Nintendo Switch, que teve mais de 906 mil aparelhos vendidos em março deste ano. Aliado a isto, foram vendidos cerca de 5 milhões de jogos para o Xbox, o que fez dele um grande sucesso.

Um dos jogos que chamou atenção por sua qualidade técnica foi Halo: Combat Evolved (Multi). O game era impressionante para a época, com gráficos e jogabilidade que destacavam o título dos demais shooters da época.

No ano seguinte foi inaugurado o serviço que mudaria para sempre a forma como usamos os consoles, a Xbox Live . O serviço conectava os jogadores entre si e permitia que os mesmos realizassem partidas multiplayer nos mais variados títulos.

A entrada do Xbox foi um momento histórico para o mercado de consoles, já que, pouco tempo depois de seu lançamento, a Sega se retirou da disputa se tornando uma apenas mais uma desenvolvedoras de jogos third party. A Microsoft, posteriormente, inovou em vários outras áreas, conteúdo que será abordado futuramente. Agora diga-me leitor, você já conhecia a história do surgimento do console da Microsoft? De qualquer maneira, aguardo seu comentário.

Revisão: Manoel Siqueira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.