Header Ads

[Guia Pokémon Competitivo] Mega Pedras liberadas: Qual a influência para o Competitivo?

Sobre a influência de algumas Mega Pedras liberadas no metagame de SM.

Saudações treinadores! Após algum tempo, voltamos com mais informações e novidades sobre Pokémon Competitivo. Vamos falar sobre as Mega Pedras liberadas pela Nintendo esse ano e o quanto elas influenciam esse cenário.

Onde estão minhas Mega Evoluções?

Introduzidas na Sexta Geração(XY e ORAS), as Mega Evoluções dividiram os fãs de Pokémon. Alguns acharam a novidade algo positivo, enquanto os mais saudosistas simplesmente torceram o nariz. No mundo competitivo não foi diferente, entretanto, graças a sua grande uso (e eficiência), as Mega Evoluções rapidamente conquistaram seu espaço nos times e corações dos jogadores, sempre primordiais nas estratégias de qualquer time.


Acontece que, com a chegada da Sétima Geração (Sun e Moon), algumas Mega Evoluções não foram liberadas desde o início. A Nintendo anunciou que algumas delas seriam liberadas e distribuídas em eventos. Com isso, para cada nova leva de Mega Pedras disponibilizadas, novas expectativas eram criadas nos treinandores, fazendo-os discutir quais seriam as influências desses Pokémon quando os mesmos chegassem no Metagame, uma vez que temos várias novidades e mudanças nessa Geração, discutidas, inclusive no PokeCast #1.

Desde então, cada vez que novas mega evoluções são liberadas, o Metagame se adéqua a elas (e vice-versa), gerando mais versatilidade e novas estratégias, fazendo com que os jogadores reinventem suas estratégias de tempos em tempos.

Mega Evoluções no Competitivo

É claro que, em sua grande maioria, as Mega Evoluções trouxeram grandes benefícios para o Pokémon alvo, porém, entendemos que algumas geraram uma relevante e significativa mudança. E são exatamente essas que vamos tratar aqui, inclusive, sua importância e diferença no Metagame da geração atual. Para tal, analisamos aquelas já foram liberadas e enfatizamos sua importância dentro do Metagame atual:

Mega Liberadas:


  • Venusaur Mega
  • Charizard Mega X e Y
  • Blastoise Mega
  • Alakazam Mega
  • Slowbro Mega
  • Gengar Mega
  • Kangaskhan Mega
  • Pinsir Mega
  • Gyarados Mega
  • Aerodactyl Mega
  • Scizor Mega
  • Sableye Mega
  • Sharpedo Mega
  • Absol Mega
  • Gaglie Mega
  • Salamence Mega
  • Metagross Mega
  • Garchomp Mega
  • Lucario Mega
  • Kyogre Mega
  • Groudon Mega

Atendo-nos apenas a OU(Over Used, os mais usados pelos jogadores) em diante, vemos que muitas potências ainda estavam de fora. O Metagame, por sua vez, estava rápido demais, tendo Greninja, Tapu Koko e Pheromosa (banida para Uber), e outros, com uma disputa de velocidade elevadíssima. Além disso temos os Terrain em alta, principalmente aqueles ativados por Tapu Lele e Tapu Fini, e os Z-Move sendo guardado para um golpe avassalador como provável causador de nocaute, ou com algum efeito, que venha a trazer uma condição de vitória. Então vamos averiguar como as mega evoluções podem fazer a diferença nesse atual Metagame.

Mega Beedrill


Uma das mais aguardadas até então, UU(Under Used, aqueles não tão usados) em ORAS, a abelha da primeira geração foi muito beneficiada com a mecânica das batalhas atuais. Agora, com a velocidade da Mega Evolução contando já para o primeiro movimento, ela já não depende mais de possuir Protect em seu slot, abrindo espaço para outro golpe aumentar a cobertura.

Além disso, ela conta com uma altíssima base de velocidade, ultrapassando alguns dos Pokémon mais rápidos do Meta atual. Ela ainda contém a habilidade Adaptability (que aumenta o dano dos golpes do mesmo tipo que o usuário), provocando um dano altíssimo com U-turn e Poison Jab e, ao mesmo tempo, se tornando uma grande ameaça para os frequentmente usados Tapus.

Mega Medicham


No passado esse Pokémon era OU em ORAS, graças ao seu poder de destruição, Mega Medicham era bastante aguardado. Embora possa ter perdido um pouco a usagem do Fake Out, já que a quase onipresença da Tapu Lele (seu campo anula golpes com prioridade) é real, ele ainda tem  muito a oferecer.

Pure Power faz um grande estrago, dobrando o ataque de um mosntrinho Lutador/Psíquico, elevando seus STAB (Same Type Attack Bonus e bonus de ataque do mesmo tipo) a números expressivos e isso é só começo.

Com acesso a Ice Punch, Thunder Punch, e Fire Punch, sua cobertura se torna muito útil quando seu objetivo é eliminar grandes ameaças desse meta, como os Tapus, Celesteela, Mega Metagross, fazendo dele um Pokémon sem muitas entradas sólidas. Talvez a sua falta de velocidade possa ser um problema, mas isso pode ser resolvido com um time bem montado.

Mega Mawile


Subindo a escada, temos aqui uma ex-Uber em ORAS, um dos Pokémon mais sem entradas existente, Mega Mawile. A Fada Metálica traz consigo Huge Power, que dobra seu ataque. Com investimento total em EV's (Effort Value, valores de esforço) e Natureza apropriada, ela chega a 678 de ataque, que é um número exorbitante. Agora pense nos danos que um STAB desse poke pode fazer. Agora imagine se ela conseguir usar o golpe um Sword Dance, que a deixa com incríveis 1356 em ataque. É muito forte!

Mawile ainda tem acesso a Thunder Punch, Focus Punch, Fire Fang e Knock Off, com uma excelente cobertura para poder ser trabalhada com muita eficiência.

Se a velocidade for um empecilho, visto que ela é lenta, pode-se usar Sucker Punch, um importante move de prioridade. Estamos diante de um Pokémon que, a primeira vista não é ameaçador, porém deve se ter muito cuidado, porque qualquer erro ao confrontá-lo pode ser fatal.

Enquanto montamos times e fazemos battles para testar essas nova mega pedras (e outras também, porque não?), o que podemos esperar daquelas que ainda estão por vir? Serão realmente significativas no Competitivo atual ou cairão suas usagens? E você leitor, tem usado os Pokémon aqui citados? Conte nos as suas experiências.

Revisão: Ailton Bueno e Manoel Siqueira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.