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[Lançamento] Sapo Xulé e o Casamento Indesejado

 Com o lançamento de Sapo Xulé e o Casamento Indesejado, haverá uma pré-venda especial na Retrocon de 2025, com a presença do criador e do desenvolvedor do jogo, juntos, autografando e fazendo um bate papo com o público!


Na Steam você já pode comprar hoje mesmo a um preço baixo, mas, comprando o Kit de colecionador (que é numerado, com apenas 150 unidades), você aproveita para ter um CD físico com a trilha sonora, dentre outros brindes extras, diretamente na RetroCon, recebendo das mãos do criador do personagem, e do desenvolvedor do novo jogo!

Vale relembrar que o personagem teve três jogos incríveis no Master system, além de brinquedos lançados nos anos 90 de sucesso!


Após marcar presença na geração 8-Bits com três games lançados durante os anos 90 para o console SEGA Master System, o personagem retorna com um jogo de plataforma 2D inteiramente novo, com gráficos desenhados à mão pelo criador do personagem, trilha sonora original e muito conteúdo extra. 

O game foi anunciado em 2023 como parte da celebração do 30º Aniversário do Sapo Xulé, e é uma parceria entre a Squash Studios com o criador do personagem, o premiado artista Paulo José. 

O Sapo Xulé surgiu inspirado pela popular canção infantil, “O sapo não lava o pé”, e teve a sua primeira aparição pública veiculada em Abril de 1993 no jornal infantil KidNews, que era distribuído gratuitamente em escolas de São Paulo. O personagem foi criado pelo artista Paulo José da Silva, que previamente havia trabalhado nas primeiras animações realizadas para a Turma da Mônica, além de quadrinhos de sucesso como Faustão e Xuxa. Em poucos meses, nosso querido sapo conquistou a criançada com o lançamento nas lojas de um boneco em parceria com a TecToy, que além de didaticamente ensinar o público infantil a amarrar cadarços (pois acompanhava um par de tênis), vinha com chulé de verdade! Ou seja, tinha uma palmilha com uma “fragrância” para lá de inusitada. Com o sucesso vieram games, quadrinhos e uma série animada! 

História do game: 

Preocupado com sua baixa popularidade, Sapo King, o prefeito de Sapópolis (e autointitulado Rei), descobre que a população anseia por uma primeira-dama! Para resolver a situação, ele ordena que a cobra Sibila crie uma poção do amor para ser utilizada na “candidata” ao casamento. O problema, é a escolhida: Sapita, a sapinha mais perfumada e bonita da cidade, e “namorada” do Sapo Xulé. Ao tomar conhecimento, nosso herói parte ao resgate de sua amada, mas encontrará muitos desafios pelo caminho, como a Guarda Real e o Sindicato dos Capangas, que farão de tudo para detê-lo há tempo da realização do casamento. 


Características/Destaques:

  • O icônico retorno do Sapo Xulé ao mundo dos games, em seu primeiro game plenamente desenvolvido para o personagem e seu universo, aproveitando elementos de todas as mídias em que ele participou previamente; 

  • Game de plataforma em 2D com gráficos elaborados à mão pelo criador do personagem, o artista Paulo José; 

  • Seis níveis/mundos com fases temáticas e batalhas contra chefões; 

  • Além dos ataques de “Kung-Fu-Chulé”, o herói terá a ajuda da mosquinha Dorotéia, que o ajudará na coleta de itens e maior alcance nos pulos e deslocamentos; 

  • Lojinha para compra de itens e desbloqueáveis que remetem aos 30 anos de história do Sapo Xulé, como quadrinhos, tirinhas, série animada e muito mais;


  • Trilha Sonora original criada pelos músicos Leandro e Nelton Matioli; 

  •  Game Engine autoral criada pela Squash Studios; 


Sobre a Squash Studios: 

Fundada em 2019 no Rio Grande do Sul por Johnny Vila e Eduardo Martins, após a criação de alguns games experimentais e trabalhos gráficos e editoriais em parceria com a WarpZone, a Squash Studios orgulhosamente têm focado seus esforços no desenvolvimento de um novo game baseado no Sapo Xulé, em parceria com o criador e detentor dos direitos de uso do personagem, o artista Paulo José. Conta ainda com a parceria dos músicos Leandro e Nelton Matioli para a criação da trilha sonora original para o game. Possui também outros projetos ainda não anunciados em desenvolvimento conjunto com os artistas anteriormente citados. 

Sobre Paulo José:

Diretor e animador de longa data, iniciou-se no desenho animado com o animador francês Guy Lebrun. Foi responsável pela montagem do estúdio de animação Maurício de Souza, onde animou e dirigiu os primeiros curtas e longas metragens da Turma da Mônica. 

Após animar um comercial com os personagens “Os Flintstones”, foi convidado pelo vice-presidente da Hanna & Barbera, Art Scott, para trabalhar como animador em seus estúdios em Burbank, na Califórnia. 

Fundou com o animador holandês/americano Hack Fick, a THALIA Filmes - primeiro estúdio do Brasil a produzir animações para estúdios americanos - onde realizou episódios das séries THE SNORKS - para Hanna & Barbera - e LITTLE CLOWNS OF HAPPY TOWN - para a Marvel Comics. 

Nos anos 90, Paulo José criou o personagem Sapo Xulé, que foi sucesso em forma de brinquedo, games e quadrinhos. Mais tarde, ganhou o 1º MITV e realizou seis episódios do seriado animado do Sapo Xulé, veiculado na Rede TV. Gerou itens de licenciamento como um novo boneco de vinil, coleção de DVDbook, Ring tones e suplemento infantil no jornal Destak. 

A série participou do Anima Mundi 2009 e foi premiada no Prix Jeunesse 2009. foi representante do Brasil em Madri em evento organizado pela APEX, o Talento Brasil e foi convidado a participar do Children’s Film Festival Seatle em janeiro de 2010. Também em 2010 participou da nona Mostra de Cinema infantil de Florianópolis com o curta “Doiditos- Aprendendo a voar”. 

Em 2011 realizou o piloto da série “OLIGOQUE”, vencedora do edital da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. 

Atualmente, desenvolve projetos próprios de animação, além de projetos ainda não anunciados em parceria com a Squash Studios.

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