Header Ads

Pokémon Hunter #1: Pokemon Competitivo, você conhece?


Que Pokémon é uma franquia mundialmente conhecida, ninguém há de negar. Qualquer pessoa no mundo já ouviu falar desse fenômeno. E os jogos? Ah, os jogos! Desde a década de 1990, Pokémon traz cada vez mais fãs e adeptos a sua franquia. Qual jogador nunca vibrou ao ter seu primeiro monstrinho de bolso? Quantos nunca se acharam os maiorais por capturá-los? E as emoções ao vê-los evoluírem? E as Batalhas de Ginásio, Elite dos Quatro e contra seu Rival? Incrível, não? Dentro do jogo, o protagonista é colocado como o melhor de todos, quase imbatível, capturando pokémon lendários, vencendo todo o tipo de treinadores e adversidades, mas há um mundo completamente desafiador que o simples jogo em si, o chamado "in game", não pode oferecer por si só. Um mundo onde só os persistentes e verdadeiros amantes dessa série permanecem para escrever seu nome entre os melhores. Esse mundo é o Mundo de Pokémon Competitivo.

Bem, se você chegou aqui, então deveria conhecer ao menos alguns, senão todos, os jogos dessa franquia. Mas se não conhecem nada ou, pelo menos, não tão a fundo, essa é a sua oportunidade.

Lançado em 1996, para o console Game Boy, os jogos Pokémon: Red e Blue (GB/GBA/3DS) foram sucesso. O anime, estrelado por Ash e Pikachu, também angariou muitos fãs, fazendo dessa franquia um verdadeiro sucesso mundial. A partir daí, os jogos se tornaram cada vez mais lucrativos e a marca Pokemon só cresceu. Atualmente, o jogo encontra-se em sua sétima geração, lançado para o Nintendo 3DS e, mesmo após seus 20 anos de mercado, muitas pessoas que apreciam a franquia não sabem da existência desse cenário completamente competitivo, seja no console ou em simuladores na internet.

Os Formatos

Bem, nós iremos abordar dois dos formatos mais fanmosos existentes: VGC e SMOGON.

VGC

O VGC (Virtual Game Challenge) foi criado pela própria Nintendo. É um formato de Battles em dupla, jogados nos portáteis. Cada treinador pode levar seis Pokémon, mas apenas quatro são escolhidos para entrar na batalha. Quem vencer as duplas adversárias, ganha a partida. Existem Torneios Mundiais nesse formato, com direito a prêmios. Além disso, a modalidade é a única com suporte da Nintendo, agregando com isso muito jogadores. O grande atrativo desse estilo é a rapidez dos confrontos, gerando partidas mais dinâmicas.

Smogon


Como a Nintendo só dá suporte oficial a esse tipo de formato, o tradicional e famoso 6x6 corre o risco de ser esquecido e é aí que surge a Smogon University.

A Smogon nada mais é do que uma comunidade criada por fãs da franquia que tem o objetivo de regularizar os demais formatos de jogo, estabelecendo diversas regras, como a utilização de itens, pokémon, moves, tiers, entre outros. Tudo isso para que o jogo se torne mais justo, competitivo e divertido para todos os fãs.

Eu confesso que esse é o meu formato preferido. Bem, nos próximos artigos aprenderemos mais sobre o formato Smogon. Nesse meio tempo, conto com vocês para que essa nossos ensinamentos contribuam para a espansão da modalidade e tragam para o mundo competitivo cada vez mais fãs apaixonados por essa incrível franquia.

Então, vocês estão prontos para o verdadeiro desafio? Bem-vindos a  Pokémon Hunters, um mundo de Pokémon Competitivo!

Revisão: Manoel Siqueira
Tecnologia do Blogger.