Header Ads

[Pokémon Competitivo] Marshadow

Conheçam o novo pokémon tipo Fight/Ghost.

Resultado de imagem para Marshadow








A Nintendo anunciou no dia 15 de Junho, a distribuição do Pokémon Marshadow, para os jogos Pokémon Sun & Moon (3DS)O monstrinho será distribuído no lançamento do filme Pokémon: I Choose You, que será transmitido no Japão.

Apesar do evento ser exclusivo para os japoneses, os jogadores mais ansiosos já começaram a preparar estratégias e aguardam com afinco para que o Pokémon chegue em terras tupiquins. Mas e você jovem treinador, o que acha Marshadow é capaz de fazer?
Resultado de imagem para Marshadow

Marshadow é um Pokémon do tipo Fight/Ghost, sua tipagem lhe dá fraquezas a Voador(x2) Psychic ( x2) Ghost (x2) e Fairy (x2), mas também garante resistências a ataques dos tipos Poison, Rock, Bug além de lhe dar imunidade aos golpes Fight e Normal.

Sua tipagem única no jogo, garante que um tipo cubra as fraquezas do outro até certo ponto como, por exemplo, um Pokémon do tipo Normal não pode entrar em seus golpes do tipo Ghost sem medo de sofrer um Golpe Fight ( Não é Chansey?), o mesmo funciona para os tipos Ghost, que apesar de ter imunidade a Fight, tem fraqueza ao próprio tipo Ghost, logo não são "entrada" para Marshadow.

 Além disso, Marshadow tem a habilidade technician,  que faz com que todos os golpes de 60 de base ou menos, tenham um boost de 50%, atingindo 90 de base power. Somando isso ao seus 125 de base status de Attack, temos um Pokémon que poderá ser muito útil.

Base stats

Total600MinMax
HP90
290384
Attack125
229383
Defense80
148284
Sp. Atk90
166306
Sp. Def90
166306
Speed125
229383
Fonte: pokemondb.net

Marshadow tem status equilibrados, mas o destaque mesmo vai para o Attack e o Speed, que são seus pontos fortes. Apesar de seus stats chegarem a 600 de Base total, e de ter diversos golpes de tipos diferentes em seu movepool, esse pokémon torna-se limitado no que se refere ao aproveitamento de sua habilidade, uma vez que ele tem golpes mais poderosos do que o technician lhe proporciona, ou tem golpes que são muito mais úteis para combater as maiores ameaças do metagame e que não entram no boost da habilidade.

Resumindo, Marshadow é  um Pokémon bem imprevisível  mas ele faz pouco uso de sua habilidade, destacando-se mais pelo Shadow Sneak, que vira um golpe de prioridade de 90 BP, além da possibilidade de seu Z-Move Exclusivo ser utilizado com prioridade.

Uma das coisas mais legais que eu pude analisar desse Pokémon é seu golpe Spectral Thief (Ghost, 90 BP) que rouba o boost usado pelo Pokémon adversário, como Dragon Dance, Sword Dance, entre outros. Claro que usar esse efeito é bastante situacional, mas pode ser útil nas batalhas e bem divertido.
Resultado de imagem para marshadow

Usando essas informações, montei um set bem básico desse Pokémon:

Marshadow @ Marshadium Z
Ability: Technician
EVs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe
Jolly Nature
  • Close Combat
  • Shadow Sneak
  • Thunder Punch/Ice Punch/Fire Punch/Pursuit/Work Up
  • Spectral Thief

O escolhi Jolly, para passar Pokémon como Latios, Tapu Lele, Gengar, Greninja entre outros e pressionar o adversário com seus golpes. O item, é para fazer melhor proveito do Shadow Sneak ( que tem boost de technician e tem prioridade), além do próprio Spectral Thief.

Close Combat é seu stab fight, e não precisa de explicação, já o último move, depende muito do que seu time precisa lidar...
Thunder Punch para atacar Tapu Fini, Toxapex, Celesteela, Skarmory, e outros bulky waters.

Ice Punch é para Landorus-T, que para completamente Marshadow, Fire Punch em último caso para Pokémons metálicos que resistam ao Close Combat e seus outros golpes, Pursuit é para revengear alguns Pokémon como Tapu Lele, e bater forte em qualquer Pokémon que tente fugir e ainda ganha boost do technician. Por último, escolhi Work Up para aumentar seu Attack em 1 estágio, e dar mais chances de swepar o time adversário no fim do jogo.

Considerações

 Ainda é cedo para dizer o papel efetivo desse Pokémon no metagame ou fazer um set perfeito sem usá-lo nesse " novo universo". A Análise serve para tentar entender um pouco melhor esse Pokémon, seu potencial e suas possíveis ameaças, mas posso afirmar que Marshadow será um bom Pokémon, bastante versátil, mas não será tão "broken" quanto coisas que existiram recentemente, como a Pheromosa.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. E para vocês, qual seria o melhor set de Marshadow? Ou vocês acham que ele será indispensável? Comentem e até a próxima!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.